ESCOLAS MUNICIPAIS VIVENCIAM DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

publicado: 23/11/2017 18h58

O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro. É um dia para se conscientizar e refletir sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional; um momento para se discutir sobre preconceito, discriminação e igualdade racial.

Nas escolas municipais, a data foi marcada por uma programação especial. Várias atividades, entre exposições, debates, apresentações musicais e desfiles, foram realizadas com o objetivo de valorizar a cultura afro-brasileira e trazer para a comunidade reflexões sobre preconceito e desigualdade.

As escolas Domingos Cardoso, Eunice Moreira, Milton Martins, Antônio Matos, Mário Lago, João Prudêncio e Elisaldo Ribeiro, dentre outras, usaram as mais variadas formas de expressões para dizerem “não” ao racismo e viva à diversidade.

Na escola Antônio Matos, um belíssimo desfile organizado e apresentado por funcionários e alunos chamou a atenção de todos. A diretora Solange Rosa assinala que proporcionar informações sobre fatos históricos e apresentar um pouco da cultura é uma forma de ampliar a visão dos estudantes sobre o papel daqueles que tanto contribuíram e contribuem com o País.

“Cabe a nós também esse papel importante de conscientizar, de valorizar a diversidade. Precisamos demonstrar para os nossos alunos que todos nós somos uma única raça, pois o Brasil é formado por essa mistura de todas elas e precisamos respeitar todos independentemente de cor da pele, sexo ou religião”, defende Solange.

Janes Vargem, coordenadora técnica de História dos 3° e 4° Ciclos, frisa que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) desenvolve todo um trabalho voltado para a temática étnico-racial na rede de ensino, dentro da Formação Continuada dos professores.

Como forma de intensificar as discussões sobre o assunto, diz a coordenadora, a Semed “tem possibilitado e dado as condições através de literaturas especializadas, recursos audiovisuais e jogos para que os professores trabalhem com a temática durante todo o ano letivo”. Para isso, a Semed trabalha em parceria com o projeto “A Cor da Cultura”’, para difundir a valorização da cultura afro-brasileira.

Ainda segundo Janes, o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano é geralmente apresentado à comunidade no dia em que é celebrado o Dia da Consciência Negra. “A data é utilizada pelos professores para a divulgação do material produzido com os alunos ao longo do ano, por meio de culminâncias e comemorações que valorizam a cultura e trazem discursões atuais sobre o assunto”.

MAIS PROGRAMAÇÃO

Outras escolas da rede municipal de ensino continuam realizando suas culminâncias ao longo deste mês. A Escola Plácido de Castro realizará amanhã, 24, das 7 às 12 horas, a “Gincana Cultural Interdisciplinar: Consciência Negra”. Momento em que os alunos realizarão várias provas relacionadas à temática, como grito de guerra, pratos típicos, desfile e apresentações de redação. Ao final, será avaliado e eleito o grupo destaque. As escolas Chico Mendes e Jozias Leão também realizarão suas programações nesta sexta-feira.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A data, que foi instituída oficialmente em 2011, por meio da Lei n° 12.519, faz referência à morte do Zumbi de Palmares, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares e simbolizou a luta do negro contra a escravidão. Mas, oito anos antes, em 2003, o dia já havia sido incluído no calendário escolar nacional, assim como também foi inserida a temática “História e Cultura Afro-brasileira” no currículo oficial da rede de ensino.

Texto e fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP