ESCOLAS MUNICIPAIS COMEMORAM DIA DAS CRIANÇAS COM ATIVIDADES CIRCENSES

publicado: 22/10/2018 16h23

Nove mil crianças mergulharam no mundo mágico do circo e também receberam estímulo para prática de exercícios físicos

A maioria das escolas da rede municipal de ensino de Parauapebas realizou, na primeira quinzena do mês, atividades voltadas para as comemorações do Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro.

Nas unidades educacionais que atendem alunos dos 1° e 2° ciclos, as celebrações ocorreram com muitas guloseimas, arte e diversão. O encerramento do projeto “Abrindo as Portas das Escolas para as Atividades Circenses no Dia da Criança” proporcionou a quase nove mil crianças o contato com o mundo mágico do circo.

Atividades como aulas temáticas de educação física, oficinas de produção de artefatos artísticos, exibição de filmes e apresentações de ginástica compuseram o projeto, que objetivou levar aos estudantes conhecimentos sobre os aspectos culturais do circo, buscando incentivar neles o gosto pela diversidade e o respeito pela temática circense, realizando um mergulho no mundo da imaginação e fantasia, além de promover a interação social e o estímulo às práticas de atividades físicas.

“Tivemos um dia muito divertido, aprendi muita coisa e sorri bastante”, garante Janaiane Pereira da Silva, aluna do 4° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Fonteles de Lima, que assim como os demais alunos da escola participou de oficinas e depois se acomodou na quadra da escola, local que se tornou o palco do espetáculo preparado por eles e para eles.

Para o coordenador de Educação Física do setor de 1° e 2° ciclos da Semed e responsável pela implantação do projeto na rede de ensino, Igor Ericeira, o resultado obtido com desenvolvimento das atividades superaram as expectativas. “As escolas e a comunidade acolheram a ideia e nossas crianças se envolveram em cada atividade. Tivemos um resultado muito positivo”, avalia Igor.

Além do envolvimento de toda a equipe das unidades educacionais e do apoio técnico da coordenação da Semed, a iniciativa também contou com o trabalho voluntário. Na escola Paulo Fonteles de Lima, os discentes do 9° ano abraçaram a causa. “Foi mágico, todos se envolveram. Liberamos nossa criança interior para divertir as crianças. Oportunizar a eles um pouco dessa magia é maravilhoso”, assegura Camilly Victoria Silva, estudante do 9° ano da escola.

A professora de Educação Física Larissa Brittes Menchik foi quem sugeriu a implantação do projeto. Segundo ela, suas ideias foram muito bem aceitas pela coordenação da Semed e pelos profissionais das outras escolas e as atividades tornaram as aulas de educação física mais dinâmicas. “Nas aulas de educação física, eu trabalhei com os alunos as atividades circenses como acrobacias, malabarismo, equilíbrio e finalizamos com as apresentações, onde cada turma trouxe um pouquinho do que aprenderam durante as aulas”.

Texto e fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP