Escolas do Campo participam da II Feira de Linguagens

publicado: 29/11/2019 14h32

Alunos e professores de 10 escolas municipais da zona rural realizaram a II Feira de Linguagens – Português Brasileiro: Língua, Cultura e Diversidade, nesta quinta, dia 28, no hall da Prefeitura. O espaço se transformou em um cenário de poesias e manifestações culturais.

A abertura do evento foi marcada pela tradicional dança da catira, do estado do Goiás. Os expositores apresentaram seus conhecimentos em vários estandes e os visitantes podiam apreciar músicas, danças, gastronomia e muita literatura.

O objetivo da feira foi mostrar a diversidade linguística no contexto educacional e comunitário em todas as regiões do Brasil. Uma oportunidade para o público escolar desenvolver habilidades e competências no uso da linguagem.

A coordenadora pedagógica de Língua Portuguesa, Ana Carolina falou sobre o projeto, “Este ano entramos no mundo da literatura explorando diversas linguagens dentro do Brasil. Os alunos conheceram cada região por meio da pesquisa”, disse.

As apresentações e exposições foram muito emocionantes. A escola Monteiro Lobato fez a apresentação da música “Seio de Minas” e a biografia de Guimarães Rosa. A escola União do Povo, na vila tal, mostrou a coreografia de uma dança afrodescendente. Dentre muitas outras apresentações.

A aluna Gabriela Gonçalves, da Escola Monteiro Lobato, estava no estande que representava a cultura de Minas Gerais. “Estou achando incrível! São novas experiências, a pesquisa me fez enxergar o quanto o estado maravilhoso, belíssimo. Ele retrata um pouco da nossa história e um pouco do nosso Brasil”, falou empolgada.

No encerramento da Feira, os estandes ofereceram degustação das iguarias de cada região.

Texto: Sthephanie San

Fotos: Piedade Ferreira