ESCOLA OLGA DA SILVA REALIZA CAMINHADA DE VALORIZAÇÃO À VIDA

publicado: 20/11/2017 19h37

Estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o número de suicídio e o uso de drogas por jovens e adolescentes tem aumentado no País. Essas são questões sérias e que precisam ser discutidas, principalmente em caráter de prevenção em todos os âmbitos da sociedade.

As escolas municipais têm buscado cumprir com seu papel, e cada vez mais estão se envolvendo nessa luta, de forma a conscientizar os jovens sobre os males. E buscando justamente trabalhar a prevenção ao suicídio e o combate ao uso de drogas, a Escola Municipal Olga da Silva realizou na tarde da última sexta-feira, 17, a “Caminhada de Valorização à Vida”.

Cerca de 600 estudantes dos 3° e 4° ciclos e educadores da unidade educacional, além de entidades como Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap) e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram do evento.

A caminhada percorreu as principais ruas do bairro Altamira levando à população mensagens de amor e respeito à vida. O desfecho da ação ocorreu na Praça do bairro Popular I, momento em que, por meio de peças teatrais, cartas e músicas, os jovens estudantes puderam apresentar à comunidade o resultado de todo um trabalho desenvolvido por eles.

Segundo a diretora da Escola Olga da Silva, Benedita Licá, a instituição realiza um trabalho contínuo voltado para a conscientização dos jovens. “Buscamos envolver os estudantes neste debate, trazendo informações, discussões e alertando sobre os perigos, além de os instigarmos em relação ao prazer das coisas saudáveis e lícitas da vida”, relata a gestora.

ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA

“Conheço pessoas que se envolveram no mundo das drogas e sei como a vida delas não é fácil e o quanto é difícil para a família lidar com o problema. Sei também que muitas vezes tudo poderia ter sido evitado se estas pessoas soubessem no que estavam se metendo e se tivesse alguém em quem confiassem por perto para aconselhar”, desabafa Daniel Lima, estudante do 9° ano.

Daniel lembra que, ainda este ano, uma estudante da escola cometeu suicídio. Mais uma vida se perdeu, mas outras poderão ser salvas. “Precisamos unir forças e fazermos a nossa parte para evitar que essas coisas aconteçam. Por isso, estamos aqui levando esta mensagem para a comunidade”.

A conselheira Lucineide Santana, representante da Semed no Comdcap, parabenizou a instituição pela iniciativa e reforçou a importância de a escola extrapolar os seus muros e realizar mais ações que envolvam a comunidade.
“Cuidar da vida das crianças e adolescentes é responsabilidade de todos, da família, do Estado e da sociedade em geral. E pra construirmos essa cultura de paz de harmonia entre as pessoas precisamos envolver todos. A escola precisa extrapolar os seus muros para dizer a mudança que ela pretende fazer na vida das pessoas e buscar ajuda da sociedade quando necessário”.

A iniciativa da unidade educacional foi apoiada pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Posto de Saúde do bairro Altamira.

Texto e fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP