ESCOLA LUÍS MAGNO REALIZA I WORKSHOP DE CIÊNCIAS NATURAIS

publicado: 03/10/2018 20h15

Muita dedicação, engajamento e aprendizado. Estas palavras sintetizam o resultado obtido durante o I Workshop de Ciências Naturais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luís Magno, localizada no bairro Amazônia.

O evento, realizado na tarde da última sexta-feira, 28, faz parte do Projeto “Ciência na Sala”, que objetiva proporcionar aos estudantes aprendizagem significativa dos conteúdos de ciências, promover cultura científica e divulgar as atividades desenvolvidas em sala de aula.

Temas como Tabela Periódica, Reações Químicas, Anatomia Humana, Alterações Cromossómicas, Nutrição, Plantas Medicinais e muitos outros foram abordados com bastante habilidade e desenvoltura pelos alunos dos 3° e 4° ciclos da unidade educacional.

Ismyla Baltazar, 13 anos, compôs o grupo que explanou sobre nutrição humana. “Com o estudo que realizamos, percebemos que falta conhecimento para as pessoas. Muitos problemas e doenças podem ser evitados com uma alimentação adequada”, ensina a adolescente, que faz questão de passar o conhecimento adiante e ressaltar o quanto aprendeu com o workshop.

O estudante do 9° ano Henrique Goldinho Mineiro também reconhece a relevância do trabalho realizado. “Com a realização de experimentos, o trabalho prático, fica mais fácil de assimilarmos e fixarmos os conteúdos aprendidos em sala de aula. Neste caso da simulação de um vulcão em erupção, pudemos demonstrar como ocorre o processo por meio de uma reação química”, explica o jovem.

O professor de Ciências Biológicas Enivaldo Pereira Belém, que também foi o idealizador do projeto, comemora o grande envolvimento de toda a comunidade escolar para que o evento alcançasse o objetivo estabelecido. “Esse projeto foi pensado com o intuito de incentivarmos os alunos a colocarem em prática parte dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula. Com sua realização, eles passaram a vivenciar o que aprenderam na teoria. Toda a equipe, gestores, professores e alunos se empenharam para que tudo desse certo”, afirma o educador.

Texto e fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP