Escola de Música Waldemar Henrique volta às aulas em grande estilo

publicado: 13/03/2020 19h35

Com 260 novos alunos e 85 novos instrumentos, instituição é cada vez

mais disputada e elogiada pelos pais dos estudantes.

A Escola Municipal de Música Maestro Waldemar Henrique inicia os trabalhos, agora em 2020, ampliando o atendimento para crianças e adolescentes de Parauapebas que apreciam o universo musical. Este ano, vão estudar na instituição 470 alunos. Destes, 260 são novatos que passaram no disputado processo seletivo, que inscreveu cerca de mil candidatos.

Prestigiada pelas autoridades municipais, a aula inaugural foi realizada na terça-feira desta semana, dia 10, no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), no bairro Cidade Nova, em uma noite encantadora e marcada pelo talento dos professores e formandos que fizeram apresentações dignas de muitos aplausos do público presente.

“É um momento em que o aluno tem o primeiro contato com todo docente da escola. É uma aula que estimula o aluno a amar a música. O aluno percebe o que ele pode também chegar a produzir e conhecem um pouco do funcionamento da escola”, explicou a professora Ieda Gracia.

“Eu quero me dedicar para ser tão bom quanto eles. É estudar, tirar boas notas, enfim, é aproveitar essa oportunidade”, declarou Cláudios Francisco Bastos, que ingressa na escola este ano no curso de teclado.

Os cursos têm duração de três anos e são oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Parauapebas. Os cursos oferecidos na escola são: musicalização infantil, violão popular, bateria, canto, trompete, trombone, sax, flauta transversal e violino.

Valorização e investimentos

A Escola Municipal de Música de Parauapebas recebe investimentos bastante significativos, nunca visto em toda sua história, reflexo de uma gestão de excelência somada a uma equipe técnica altamente qualificada e, acima de tudo, comprometida com o aprendizado.

Para este ano, o governo municipal adquiriu novos instrumentos musicais: são cinco pianos digitais, 40 violões populares e 40 violinos. “São investimentos necessários. Só nessa iniciativa foi meio milhão de reais em equipamentos. Assim, os alunos têm instrumentos novos e toda estrutura necessária para um bom aprendizado”, apontou o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen.

O gestor municipal também anunciou a construção de um prédio próprio da escola. A estrutura deverá ser construída numa área localizada na rua E esquina com a rua 10, na Cidade Nova. O projeto da obra está sendo encaminhado para o processo licitatório.

Reconhecimento

O processo seletivo da escola de música é muito acirrado. E quem consegue passar comemora e garante dedicação para chegar até o final do curso. “Era meu sonho e encarei o processo seletivo. A gente teve quatro dias de aula e no quinto dia a gente fez a prova. Tudo muito bem feito, eu gostei muito. Agora, é realmente estudar muito”, relatou a aluna Vângela Dayse, do curso de guitarra.

“Música é uma coisa muito cara e nós temos de graça. Esta escola é maravilhosa, com uma equipe e estrutura incríveis. Pra mim é a melhor do Estado do Pará. A evolução dos investimentos é notável. Nós, pais, temos que dizer com orgulho que nossos filhos estudam na escola Waldemar Henrique”, disse uma orgulhosa Joelma, mãe de duas alunas da instituição.

Texto: Anne Costa
Fotos: Felipe Borges

{lightgallery type=local path=images/ANO_2020/MARCO/ESCOLADEMUSICA Name=Demo5 previewWidth=150 itemSpace=3px}{/lightgallery}