ESCOLA DE MÚSICA WALDEMAR HENRIQUE DÁ INÍCIO ÀS ATIVIDADES COM AULA INAUGURAL

publicado: 01/03/2018 18h31

A música vem mudando a realidade de centenas de famílias em Parauapebas. São pessoas que acreditam que o talento pode ser desenvolvido e aperfeiçoado mediante ao aprendizado técnico e cidadão oferecido pela Escola Municipal de Música Maestro Waldemar Henrique.

“Temos uma equipe de profissionais altamente qualificados, que se dedica diariamente a compartilhar o conhecimento por meio da música. Esta arte ensina muitas lições, a principal é a autodisciplina. E é preciso compreender também que o trabalho desenvolvido pela instituição só continuará dando certo se alunos, professores e as famílias estiverem comprometidos”, destaca Claudson dos Santos, diretor da Waldemar Henrique.

Na noite de quarta-feira, 28, foi realizada a aula inaugural marcando o início das atividades deste ano, que chega com uma novidade: as novas instalações. Em um ato simbólico, o secretário municipal de Cultura, Popó Costa, entregou as chaves da nova sede nas mãos de uma aluna. O espaço amplo e com salas climatizadas proporciona bem-estar e conforto.

“Assumimos um compromisso com pais e alunos no final do ano passado em conseguir um espaço mais adequado para a realização das aulas e estamos cumprindo. E não vamos parar por aqui. Temos muitos projetos em torno da escola de música e vamos continuar trabalhando para que eles tornem-se realidade”, afirmou Popó Costa.

Com os 175 jovens que ingressam este ano, a Escola Maestro Waldemar Henrique totaliza o quadro de alunos com 369 distribuídos nos cursos de canto, piano, teclado, violão, musicalização infantil, sax, trombone, trompete, flauta doce e transversal, que têm duração de três anos.

Os jovens buscam adquirir um alto padrão em educação musical, como Wilma de Sousa que conclui este ano o curso de bateria. “É um lugar onde recebemos muito aprendizado, onde a gente consegue aprimorar o talento que Deus nos deu com a ajuda dos nossos professores”, declarou a aluna.

O pai de Wilma, Junivan Rodrigues, conta que ela não é a única filha que estuda na instituição. “A Wilma está se formando este ano, mas tenho outras duas filhas que estão começando agora em 2018. A escola está transformando a vida da minha família e estou muito feliz”, orgulha-se ele.

A comerciante Midian Cavalcanti também está animada. O motivo? Ela teve dois filhos aprovados na seletiva deste ano. “Agora eu quero que eles se dediquem bastante porque não foi um processo fácil, né! Eu morava em Marabá e lá eles faziam aulas, mas a gente pagava”, afirma a mãe.

E no que depender da filha, Sarah Stéphanie, de 10 anos, a mãe deverá ter alegrias. “Eu tô bem animada. Meu sonho é aprender a tocar teclado e agora vou realizar”, anima-se a garota.

SOBRE A ESCOLA DE MÚSICA

A Escola de Música foi criada pela Secretaria Municipal de Cultura de Parauapebas (Secult) em 2004. Nasceu como projeto “Escolinha de Música”, implantada com o objetivo de musicalizar através do curso de canto, teclado e violão popular.

No período de 2004 a 2008, atendeu em média 160 alunos com idade entre 9 e 18 anos. Em 2010, o projeto ganhou força e investimentos firmando convênio com a Fundação Carlos Gomes, de Belém, e sendo administrada pela escola de musica privada Belo Vale, momento em que recebeu o nome de Escola Municipal de Musica Maestro Waldemar Henrique, ampliando os serviços com cursos de flauta doce, saxofone, canto, violão popular e teclado.

Em dezembro de 2011, o prefeito Darci José Lermen sancionou a Lei 4.476, de 28 de dezembro de 2011, que instituiu legalmente a Escola de Música na estrutura organizacional da Secult.

Texto: Anne Costa
Fotos: Bruno Cecim