ESCOLA ALEGRIA DO SABER REALIZA AÇÃO SOLIDÁRIA POR DESABRIGADOS

publicado: 01/03/2018 11h59

Uma corrente solidária tem se formado no município com o objetivo de ajudar as famílias atingidas pelas cheias do rio Parauapebas, ocorridas nos últimos meses. A população tem procurado colaborar das mais diversas formas possíveis. A comunidade escolar também tem buscado contribuir.

Durante o mês de fevereiro a Escola Alegria do Saber, localizada na Vila Sanção, zona rural, organizou uma grande mobilização em prol da arrecadação de donativos para essas famílias.

A instituição realizou um torneio esportivo nos dias 21 e 22 de fevereiro, que envolveu alunos da rede municipal e estadual, professores, gestão escolar e a própria comunidade da vila. Com a ação, foram arrecadados mais de 2,6 mil itens – peças de roupas, calçados, edredons, brinquedos, material de higiene e limpeza -, além de cestas básicas.

Segundo o diretor da escola, Benedito Cirineu da Silva, todo o material arrecadado já foi entregue à Defesa Civil no último domingo, 25, e receberá o destino apropriado. “A Defesa Civil ficou muito grata pelas doação recebidas e nos informou que toda esse material chegou em boa hora, pois eles estavam precisando, principalmente dos gêneros alimentícios e colchonetes”, relata Cirineu.

Os professores Pedro Ferreira de Oliveira e Deromildes Rodrigues Carvalho estiveram à frente da organização do evento solidário. “A participação de todos os nossos alunos e da comunidade foi fundamental para o sucesso do evento. Gostaria de agradecer ao pessoal da APA, Vila Sanção, o diretor, os professores, alunos, enfim toda a equipe da escola Alegria do Saber. Muito obrigada de coração”, enfatizou Deromildes.

APRENDIZAGEM

Uma das finalidades do processo educativo é o pleno desenvolvimento do estudante, preparando este para o exercício da cidadania. E, para que este desenvolvimento ocorra, o educando precisa passar por vários processos que vão além da aquisição dos saberes oficiais difundidos em sala de aula.

“Nossos alunos estão em fase de formação, e a participação deles em ações assim ajudam no desenvolvimento de um senso humanitário, algo extremamente importante para o desenvolvimento integral deles”, analisa Cirineu, mencionado que os resultados superaram as expectativas e proporcionaram uma aproximação maior entre escola e comunidade.

Texto: Messania Cardoso | Semed
Fotos: Escola Alegria do Saber