ENFERMAGEM DO HGP TREINA GRUPO DE SERVIDORES

publicado: 15/06/2017 11h52

Acolhimento humanizado, precauções de proteção padrão e específicas, reanimação cardiopulmonar, imobilização do paciente e transporte, fluxo do hospital, dinâmica com ginástica laboral e prevenção de lesão ocupacional foram os principais tópicos abordados no treinamento destinado aos maqueiros, porteiros, auxiliares administrativos e recepcionistas do Hospital Geral de Parauapebas (HGP) realizado nos últimos dias 12 e 13.

O treinamento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Gerência de Enfermagem do HGP, numa iniciativa inédita do governo, na área da saúde, como mais uma forma de qualificar e valorizar quem trabalha na base.

“Como posso gerenciar pessoas que não têm conhecimentos para me auxiliar na gerência? Tenho que qualificar a ponta, pra me ajudar na gerência, desde colocar o paciente na mesma maca que anda com material contaminado até o transporte de paciente em estado grave. Por isso, a importância da qualificação desses servidores. Eles precisam ter conhecimento, pois é a base que faz uma gestão ágil e eficaz”, reconhece o gerente geral de Enfermagem do HGP e palestrante Mauro Brito Filho,

Para ele, é preciso qualificar os servidores para eficiência do serviço público. “Eles têm que ter pelo menos o conhecimento básico e técnico, para resolvermos nossos desafios do cotidiano com mais habilidade e competência. Sendo assim, a gestão municipal e nosso pacientes só têm a ganhar com isso”.

A auxiliar administrativa Teciane Leite Dutra gostou de ter participado do treinamento e aprendido um pouco mais sobre a profissão. “Achei de grande valia ter participado do treinamento. Tudo que aprendi vou colocar em prática no meu cotidiano profissional”, assegurou.

O vigilante Yuri da Silva também aprovou o treinamento “uma vez que meu cargo precisa de muito preparo pra zelar pela segurança do HGP”.

Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Foto: Irisvelton Silva | Semsa