Encontro Regional do TCM-PA reúne 276 participantes em Parauapebas

publicado: 04/04/2016 15h28

Gestão Responsável em final de mandato com foco na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei Eleitoral, Conduta Vedada no Processo Eleitoral e Transparência Pública foram alguns dos assuntos abordados na capacitação realizada pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), durante o Encontro Regional em Parauapebas, que ocorreu na quinta e sexta-feira, 31 de março e 1º de abril.

Para os participantes, a capacitação acontece em momento oportuno. “Os técnicos do TCM foram bem esclarecedores sobre os assuntos apresentados. Eu gostei das palestras; foi de grande proveito”, destacou a servidora Grazielly Caetano de Oliveira, que atua no setor de Contabilidade, da Secretaria de Fazenda de Parauapebas.

O encontro destinado a gestores públicos e servidores dos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Curionópolis superou a expectativa dos organizadores do evento, que contabilizaram 276 inscrições e registraram, também, a participação de servidores dos municípios de Itupiranga e Água Azul do Norte. “A Prefeitura de Parauapebas deu total apoio à realização do encontro; fomos muito bem recebidos. Essa capacitação é coordenada pela Escola de Contas Públicas do TCM-PA, implantada há um ano. A capacitação aqui trata do mesmo assunto que abordamos no encontro realizado em Belém esse ano”, disse a analista de controle interno e coordenadora da escola, Jandira Borges.

Para o prefeito Valmir Mariano, que compôs a mesa ao lado dos prefeitos de Eldorado, Curionópolis e Canaã, o TCM vem ao município para contribuir na capacitação de gestores e servidores públicos. “Agradeço ao TCM e ao Ministério Público por realizarem essa capacitação em Parauapebas. Agradeço também a todos os servidores daqui e dos municípios vizinhos pela participação”, agradeceu.

O presidente do TCM-PA, conselheiro Cezar Colares, que palestrou sobre “Gestão Responsável em Último Ano de Mandato”, reforçou que o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará é um órgão de controle, sendo também responsável por orientar os servidores dos municípios. “Não temos satisfação nenhuma de punir ninguém, mas fazemos quando é necessário. Vê-los aqui para aprender um pouco mais sobre esses assuntos é algo que nos deixa satisfeitos. Todo esse conhecimento será levado para os municípios, que enviaram seus representantes. Com a implantação da Escola de Contas Públicas está sendo possível ofertar cursos em volume maior”, disse.

Participante assíduo das palestras, o prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, elogiou a iniciativa do gestor de Parauapebas em sediar a capacitação, como também informou que trouxe uma equipe da prefeitura para o encontro. “É muito importante participarmos de capacitações como essa. Para mim, o TCM é um órgão fiscalizador, mas também auxiliador, visto que nos ajuda a fim de que evitemos problemas futuros”, pontuou.

Jéssica Borges
Assessoria de Comunicação | PMP