Encontro da Mulher Indígena é realizado pela primeira vez em Parauapebas

publicado: 10/09/2021 14h13

O evento que promove a inclusão da mulher indígena nas políticas públicas municipais ocorreu no Centro Cultural de Parauapebas e reuniu representantes das 14 aldeias xikrins instaladas no território do município.

Lideranças como Nhokbeiti Xikrin, que expressou sua felicidade pelo momento e conquista da comunidade.  “Nós, mulher indígena, quer o nosso direito da terra, nós vem resolver as coisas pra nós e pra toda comunidade. Estou feliz de participar do Encontro da Mulher Indígena”, comentou.

A programação contou com apresentação musical e dança das mulheres Xikrins; exposição de fotos e a palestra “Luta, Resistência e Visibilidade” fizeram parte da programação. Além da entrega do kit para as mulheres indígenas que irão participar do curso de corte e costura, com duração de três semanas, na Casa da Mulher. Oficina de grafismo também será ofertada pelo Museu de Parauapebas.

A secretária da Mulher, Edileide Batista, disse que o evento é mais uma forma de inclusão e aproximação e que o curso de corte costura é um anseio das indígenas. “Durante visita às aldeias, ouvimos a solicitação delas e elas pediram o curso de corte e costura para confeccionar suas vestes, dos esposos, das crianças. Hoje entregamos esse kit para elas darem início, ainda essa semana, ao curso que será ministrado na Casa da Mulher”, explicou a gestora da Semmu.

O evento que fez alusão ao dia Internacional da Mulher Indígena, comemorado em 5 de setembro, é um marco na história da Secretaria da Mulher, um trabalho em conjunto com Secretaria de Cultura e o Departamento de Relações Indígenas.

O prefeito participou do evento e destacou a valorização da comunidade indígena. “É privilégio morar em lugar onde temos a possibilidade de contato com as aldeias. Fico feliz de estar à frente de um governo que é preocupado com todos, principalmente com as mulheres indígenas, que muitas vezes são pouco vistas. Precisamos fazer nossa parte para valorizar a existência e cultura de todos eles”, destacou o gestor.

Texto: Liliane Diniz

Fotos: Renato Resende