Empresas receberão concessão temporária de lote no Distrito Industrial de Parauapebas

publicado: 13/01/2020 15h03

A implantação de novas empresas no Distrito Industrial de Parauapebas avança. Quatro empresas (NKN, MCA, Hidrautec e Ecocidades) devem receber em janeiro, após a avaliação dos seus projetos, a concessão temporária da Prefeitura, que autoriza o início da construção de suas sedes no Distrito Industrial.

De acordo com Alexandre Pontes, coordenador do Distrito Industrial de Parauapebas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden), a concessão temporária dura seis meses, período em que a empresa contemplada deverá cumprir alguns critérios. Após este prazo, a empresa recebe a concessão para uso do lote por 20 anos e, por fim, o título definitivo do imóvel. 

O trabalho para atrair investidores tem sido intensificado. Durante a Expo e Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), realizada em setembro de 2019, em que a Prefeitura marcou presença, 34 grandes empresas manifestaram interesse em investir na cidade.  

Revitalização do Distrito Industrial

No segundo semestre de 2019, foi iniciado o processo de revitalização do Distrito Industrial, com asfaltamento da sua via de acesso, construção de rotatória para melhor organizar o fluxo de trânsito no local, disponibilização de internet e cercamento de toda a área que tem 154 hectares de extensão.  

“Vamos melhorar ainda mais a estrutura do Distrito, em 2020, com a construção de um centro administrativo com refeitório e auditório. Para isso, contamos com recursos previstos na Lei Orçamentária Anual (Loa) 2020 e também do fundo de desenvolvimento do Estado, que estamos pleiteando”, acrescentou Alexandre.

Termo de Cooperação Técnica com o Estado

O Termo de Cooperação Técnica entre a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Coedc), Secretaria Estadual De Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e a Prefeitura de Parauapebas para promover melhorias na gestão do Distrito Industrial da cidade está em processo final de elaboração.

Em outubro o governo municipal iniciou o diálogo com o governo do Estado, e, em dezembro, durante o primeiro encontro do programa “Parcerias Pelo Pará”, a construção termo de cooperação foi anunciada.    

Texto: Karine Gomes

Foto: Ascom

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP