Empresários do trade turístico participam de Workshop sobre o Cadastur

publicado: 08/12/2021 14h00

A Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) reuniu empresários do trade turístico em workshop sobre o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos – Cadastur.
O Cadastur visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor. “Essa é uma ação entre o movimento público e privado. Com workshop iremos institucionalizar o capital investido pelo empresário local. O que permite uma visibilidade nacional e estadual. Dessa forma o empresário vai ter as condições de conseguir outros investimentos, participar conosco do desenvolvimento da cidade e gerar de forma sólida emprego e renda”, declarou o secretário adjunto do Turismo, Celso Valério.

Com o Cadastur atualizado os empresários tem acesso a financiamento por meio de bancos oficiais; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; Incentivo à participação em programas e projetos do governo federal; Participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo e Visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal.

De acordo com a gerente de qualificação de serviços prestados do Governo do Estado, Margarete Carvalho, o Cadastur é mais uma qualificação realizada em parceria com o governo municipal em prol do turismo. “Fomentar a questão também do atendimento aos empresários, dando mais qualificação. Eu acredito que município vai alavancar muitos empreendimentos na questão do cadastro”, destacou.

A empresária Tábata Rodrigues, participou do workshop e aprovou a iniciativa. “É muito importante a gente manter tudo dentro da legalidade e a prefeitura oferece várias qualificações, vários momentos pra que a gente consiga repensar nossas atitudes, repensar como que o turismo pode de fato atuar, mas aí é preciso também que as pessoas participem”, comentou a proprietária do Hostel Flor de Carajás.

Texto: Liliane Diniz

Fotos: Orion Lima