EM TRÊS DIAS, SALA DO EMPREENDEDOR DE PARAUAPEBAS REALIZA 216 ATENDIMENTOS

publicado: 04/12/2018 23h45

Moderno e confortável, espaço garante agilidade e desburocratização aos micro e pequenos empresários

Inaugurada em 21 de novembro pelo prefeito Darci Lermen, a Sala do Empreendedor começou a funcionar definitivamente dia 26 e, em apenas três dias, atendeu 216 micro e pequenos empresários e também pessoas que planejam abrir seu próprio negócio. Tudo de forma prática e desburocratizada, pois agora todos os serviços para abertura, alteração, baixa e licenciamento de empresas funcionam num mesmo local.

Na sala, estão reunidos o Departamento de Arrecadação Municipal (DAM), Junta Comercial do Pará (Jucepa), Coordenadoria de Terras (Cooter), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente (Semma) e Vigilância Sanitária, além de empresa de consultoria e cooperativismo. Para saber os serviços oferecidos, acesse aqui: CONHEÇA OS SERVIÇOS DA SALA DO EMPREENDEDOR

E a sala foi criada justamente para isso: abrir as portas para quem acredita que as pequenas empresas continuam a ser uma grande mola propulsora da economia brasileira. “O diferencial da sala é que agora há um local exclusivo para os empreendedores da cidade, que não precisam mais perambular pela cidade andando de órgão em órgão, perdendo tempo e dinheiro. Se você é empreendedor ou quer empreender, venha conhecer nosso espaço e desfrutar de um local amplo e com uma infraestrutura de alto padrão”, convida o coordenador do Comitê Gestor da Lei das Micro e Pequenas Empresas, em Parauapebas, André Victor Aguiar.

Na realidade, nem é uma sala, mas um prédio, que vinha sendo planejado desde 2017 e que conta, inclusive, com auditório com capacidade para 40 pessoas, para realização de cursos e oficinas para o público-alvo. “Esse é um local de acolhimento aos micro e pequenos empreendedores, onde eles podem obter toda a documentação necessária para se legalizar. E aqui eles também recebem assessoria jurídica e contábil porque temos pessoas qualificadas para fazer o atendimento e ainda o acompanhamento deles”, frisou o secretário municipal de Desenvolvimento (Seden), Isaías de Queiroz, ao se pronunciar durante a inauguração da sala.

Darci Lermen criticou a carga tributária brasileira e assegurou que o governo tem tomado todas as medidas necessárias para simplificar o atendimento ao empresariado de Parauapebas. “A burocracia é a mãe da sonegação assim como a impunidade é a mãe da violência. Desburocratizar é tarefa muito importante em nosso País. Todo mundo ganha”, defendeu o prefeito.

O governo, inclusive, tem buscado a presença da Receita Federal em Parauapebas, para atender, orientar os contribuintes e garantir a justiça fiscal no município. “Eu conversei com delegados em Marabá, para garantir que a Receita se faça com mais firmeza em nosso município”, informou Darci, para anunciar que o próximo ano será de grandes investimentos: “2019 será um ano de grandes projetos na região e venha quem estiver preparado”.

COMPETITIVIDADE

Presente na inauguração da Sala do Empreendedor, o gerente regional do Sebrae em Parauapebas, Raimundo Nonato de Oliveira, elogiou a iniciativa da prefeitura. “Empreendimento não é algo simples. E a inauguração da Sala do Empreendedor é um passo fenomenal para a competitividade, para atração de novos investidores. Facilita a vida de quem já está no mercado e de quem quer entrar. E esta é uma das melhores salas do Pará”, afirmou Oliveira.

O vice-prefeito Sérgio Balduíno concordou: “Às vezes, tem gente que quer abrir um negócio, mas não sabe como. E ainda tem muitas exigências que desanimam o empreendedor”, observou ele, para quem a Sala do Empreendedor irá mudar esse quadro em Parauapebas.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip), Humberto Costa, observou que os micro e pequenos empresários empregam 86% de toda a mão de obra brasileira, razão mais do que suficiente para merecerem atenção do poder público. “Agradecemos o gesto do município, do prefeito, pelo olhar carinhoso aos micro e pequenos empreendedores através da Seden”, reconheceu ele.

Também aplaudiram a criação da Sala do Empreendedor o subtenente do Corpo de Bombeiros, Valdireno Quino, representando a corporação; os presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Parauapebas, Euler Rony; e da Associação dos Profissionais de Contabilidade, José de Souza Silva; a vice-diretora da Universidade Rural da Amazônia (Ufra). Rosana Luz; e Maria Cristina Pontes, representante da Jucepa.

Serviço: A Sala do Empreendedor fica na rua C, nº 471, bairro Cidade Nova (perto do Fórum de Justiça). Funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 14 horas.

Texto: Hanny Amoras
Fotos: Bruno Cecim