Em três dias, famílias compram R$ 733 mil com cartão Merenda em Casa

publicado: 15/05/2020 19h50

Dinheiro foi usado principalmente nos supermercados de Parauapebas, seguidos por açougues, panificadoras e lanchonetes.

A entrega dos cartões do programa Merenda em Casa iniciou na última quarta-feira, 13, e até a tarde desta sexta-feira, 15, cerca de 20 mil já haviam sido entregues pela prefeitura aos pais e responsáveis dos alunos da rede municipal de ensino. E, em apenas três dias, eles injetaram R$ 733,2 mil na economia do município.

Os dados foram enviados à Secretaria Municipal de Educação (Semed) pela empresa administradora dos cartões, a Webcard, que mostram que 96,5% das compras foram feitos em supermercados, o que representam R$ 707,9 mil. Nos açougues, foram deixados R$ 24,3 mil (3,3%); nas panificadoras, R$ 468,12 (0,06%); e nas lanchonetes, R$ 410,74 (0,06%).

O cartão disponibiliza o valor de R$ 50 para cada um dos mais de 47 mil alunos municipais. São mais de mil estabelecimentos comerciais cadastrados pela prefeitura e que passaram esses três atendendo pessoas como Irailma Neto, mãe do Breno Levid, de 5 anos, matriculado na creche Ruth Rocha, no bairro Cidade Jardim.

“Achei muito boa esta iniciativa porque, mesmo com as aulas suspensas, a gente tem como manter uma boa alimentação dos nossos filhos em casa”, declarou Irailma, que fez questão de posar pra foto ao lado do filho e com os alimentos adquiridos com o cartão.

O maior volume de compras foi feito na quinta-feira, 14, quando foram gastos R$ 402,4 mil com o Merenda em Casa. E ainda falta muito cartão a ser usado pelas famílias. A entrega será encerrada na próxima segunda-feira, 18, com atendimento voltado aos alunos do 4º ciclo (8º e 9º ano), das 8h às 14h e das 15h às 18h.

O programa Merenda em Casa foi instituído pela Prefeitura de Parauapebas para reforçar a alimentação dos alunos matriculados na rede municipal de ensino enquanto perdurar a pandemia da Covid-19.

Texto: Anne Costa
Foto enviada pela família