EM PARCERIA COM PRO PAZ, SEMMU CAPACITA SERVIDORES

publicado: 28/08/2018 15h12

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu) juntamente com a Fundação Pro Paz, realizou o último seminário temático do “Agosto Lilás” – Campanha de Combate à Violência Doméstica Contra Mulher. A formação de multiplicadores teve como tema “Pro Paz Integrado: Capacitação da Rede de Atendimento”.

A partir deste ano, Parauapebas vai ter apoio total da Fundação Pro Paz, por meio do Pro Paz Integrado (PPI), que atua diretamente na prevenção e no atendimento às mulheres vítimas de violência, oferecendo um serviço especializado de atendimento integral, qualificado e humanizado à mulher em situação de violência doméstica, familiar e sexual.

Para a diretora de ações estratégicas da Fundação Pro Paz, Priscila Campelo, Parauapebas só tem a ganhar com mais essa parceria com o Governo do Estado, por isso a importância de qualificar os servidores. “A capacitação visa reforçar a importância da lei (Maria da Penha) bem como capacitarservidores do município de acordo com o protocolo de acolhimento do Pro PazIntegrado, que possui reconhecimento internacional graças ao atendimentohumanizado e integral a essas vítimas”, disse ela.

A secretária da Mulher, Ângela Silva, destacou a importância da parceria com o Pro Paz, para a capacitação do corpo técnico. “Nós sabemos que os casos de violência contra a mulher são grandes, mas nós enquanto secretaria estamos dando o nosso melhor para ajudar todas as vítimas que nos procuram. Lembrando que nosso principal objetivo é fazer cada uma delas se sentir bem, acolhida e amada. Com essa capacitação tenho certeza que nossos servidores estarão mais preparados para atendê-las”, explicou ela.

A coordenadora de projetos da Semmu, Juliana Araújo, celebrou a conclusão de mais uma etapa da programação “Agosto Lilás”. “Tudo que está acontecendo nesse mês de agosto é de fundamental importância para o fortalecimento da rede de atendimento à mulher e superação dos obstáculos que ainda existem. Gostaríamos de agradecer as Secretarias Municipais da Assistência Social, Saúde e Educação e o apoio das secretárias adjuntas Suely Gulherme e Terezinha Guimarães e da coordenadora pedagógica da Educação no Campo, que foram grandes parceiras na realização dos seminários e oficinas”, frisou.

Juliana Araújo também agradeceu o apoio da Secretaria de Segurança Institucional, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Instituto Médico Legal, Assessoria de Comunicação, Conselhos Tutelar, da Criança e do Adolescente, da Assistência Social, da Pessoa com Deficiência, da Pessoa Idosa e da Mulher, Tribunal de Justiça, Ministério e Defensoria Pública “que são parceiros na execução da Patrulha Maria da Penha”, ressaltou a coordenadora da Semmu.

Texto: Sabrina Linhares
Foto: Piedade Ferreira