EM EXPOSIÇÃO, ESCOLA SANTA TEREZA FAZ RESGATE HISTÓRICO DE VALENTIM SERRA

publicado: 27/06/2017 15h26

Quem esteve na última segunda-feira, 27, na Secretaria Municipal de Educação de Parauapebas (Semed) teve a oportunidade de conhecer um pouco sobre o cotidiano e a história da Vila Valentim Serra, na zona rural do município. A história da vila foi tema dos trabalhos dos alunos dos do 1º ao 9º ano do Projeto de Formação Continuada do Setor de Educação no Campo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Tereza, que foram expostos no corredor principal da Semed, no prédio da Prefeitura de Parauapebas.

O projeto envolveu toda comunidade da Vila Valentim Serra, para mostrar com maior exatidão a realidade da localidade. A diretora da escola, Francinete dos Santos, destaca que o tema do projeto foi em celebração ao aniversário de 18 anos de criação da vila, com o objetivo de fazer o resgate histórico e cultural de Valentim Serra.

“O projeto trabalhou todas as disciplinas, e os alunos, muito empolgados, abraçaram a ideia e saíram da sala de aula para conhecer um pouco mais do lugar onde vivem. Eles pesquisaram e ouviram os moradores mais antigos para retratar com a maior fidelidade possível a história da localidade”, explica a diretora.

Imagens da evolução do antigo assentamento, que mostram as conquistas e melhorias da vila, foram recuperadas pelos alunos. Eles ainda apresentaram uma mostra dos produtos da agricultura familiar cultivados na localidade.

Gildásio Pinheiro, um dos coordenadores do setor de Educação no Campo, comemora os resultados. Segundo ele, a proposta da criação do currículo do campo possibilitou ações como a que foi desenvolvida na Escola Santa Tereza.

Texto: Anderson George
Fotos: Messania Cardoso