EM EXPOSIÇÃO EM SHOPPING, 200 PRODUTORES RURAIS SÃO CERTIFICADOS

publicado: 22/10/2018 18h55

Fruto do Programa Qualificação no Campo desenvolvido pela Secretaria de Produção Rural (Sempror), evento teve a presença do prefeito Darci Lermen

Cerca de 200 produtores rurais receberam das mãos de gestores públicos, no último sábado, 20, certificados referentes aos cursos oferecidos pela Secretaria de Produção Rural (Sempror) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), no Partage Shopping. 

A cerimônia contou com a presença do prefeito Darci Lermen; do secretário de Produção Rural, Eurival Martins; de representantes do Senar; do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

Para o evento foi montada uma pequena exposição do que a comunidade do campo aprendeu desde que a Sempror implementou o Programa de Qualificação no Campo, com a produção de alimentos que vão desde derivados do leite, defumados e massas a doces variados.  

Desde o ano passado, 1.703 produtores já foram certificados em localidades como Vila Albani, APA do Igarapé Gelado, Projeto de Assentamento Taboqueira, Brasil Novo, Paulo Fonteles e Palmares ll, por exemplo.Neuma Alves da Silva é moradora do Projeto de Assentamento Santo Antônio em Cedere 1 e, com mais 13 produtoras, forma o grupo Mulheres de Areia, que já comercializa o que é produzido na localidade, principalmente alimentos derivados da mandioca. 

Para Neuma, o auxílio da prefeitura está atendendo à necessidade de muitas famílias que precisam completar a renda frente às dificuldades naturais do campo. “A Sempror foi a nossa comunidade e perguntou: ‘O que vocês precisam?’ Nós dissemos que precisávamos de incentivo e então recebemos todo o apoio possível”, disse Neuma. 

O secretário Eurival Martins, o Totô, enfatizou que o objetivo é dar continuidade às políticas públicas para a agricultura familiar. Ampliar a participação dos produtores no fornecimento de produtos agrícolas ao comércio local é uma das premissas da gestão municipal para completar o ciclo de desenvolvimento. “Os programas de desenvolvimento do campo, as qualificações e todas as melhorias na qualidade de vida dos produtores só são possíveis porque temos um parceiro que permite isso, este parceiro é o prefeito Darci Lermen”, afirmou Eurival Martins.

Darci Lermen apontou que o maior desafio, para o governo, é profissionalizar a produção rural. “Tudo isto aqui tem que dar resultado para que possamos chegar daqui a dez anos e constatar que vocês pelo menos dobraram a qualidade de vida de vocês; para constatarmos que demos o passo certo, com vocês produtores melhorando de vida”, disse o gestor municipal.

Durante o evento, o superintendente do Partage Shopping, Antonio Carlos, e o secretário de Planejamento, João Corrêa, informaram que o empreendimento e a Prefeitura de Parauapebas cogitam uma parceria para, antes do final do ano, oferecer aos produtores rurais um espaço no shopping para o comércio de alimentos produzidos por eles. A ideia entusiasmou os produtores. 

Texto: Jéssica Diniz 
Fotos: Piedade Ferreira
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

{gallery}/Fotos2018/SEMPROR/EXPOSICAOSHOPPING{/gallery}