2º Encontro de Educadores das Escolas do Campo promove troca de saberes e interação

publicado: 03/09/2019 16h17

Cerca de 200 profissionais que atuam na rede de educação de Parauapebas participaram do 2º Encontro de Educadores das Escolas do Campo, no auditório da escola Maria Salete, Palmares II.

O evento, que tem por objetivo proporcionar a troca de saberes e interação entre gestores, coordenadores e professores de 12 escolas campesinas, iniciou às 9h da sexta-feira, 30, e encerrou à noite com apresentações culturais, música ao vivo e churrasco.

Para o coordenador pedagógico, Messias Silva Marques, esse é um momento onde todos os educadores se encontram para compartilhar saberes. “O encontro tem sido muito produtivo por permitir essa interação dos educadores e a troca de experiências”, garante Messias.

“A educação do campo está vivendo o seu momento mais vibrante. Com a reforma do ensino e com o incentivo do governo federal e municipal, as pessoas que antes não tinham acesso à educação, agora têm o seu direito de ter um ensino de qualidade garantido, pois nossa rede conta com profissionais capacitados”, afirma o diretor do setor da Educação do Campo, Francisco Serrano, mencionando a importância do investimento que o município faz na educação.

Walberon Ferreira Araújo, professor da escola da escola União do Povo, conta que trabalha em Parauapebas há um ano e, que apesar dos desafios, tem observado muitos avanços na aprendizagem dos alunos.

“O campo é um laboratório vivo. Temos toda a liberdade para construir novas práticas que respeitem a realidade dos nossos educandos. Só temos a ganhar quando discutimos as práticas pedagógicas e trocamos experiências com outros educadores. O maior beneficiado é o aluno”, conclui o professor.

Texto/foto: Sandra Bispo

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP