EDUCADORES FAZEM PRÉVIA DA 4ª CONFERÊNCIA DE PARAUAPEBAS

publicado: 13/04/2018 15h52

Diretores das escolas municipais participaram no início desta semana de uma reunião que teve como pauta as tratativas para a 4ª Conferência Municipal de Educação de Parauapebas (Comep), que será realizada no dia 27 deste mês na Câmara de Vereadores. No próximo dia 20, serão realizadas as pré-conferências nas escolas da rede municipal com a participação da comunidade.

O objetivo do encontro foi apresentar a metodologia a ser utilizada no evento e esclarecer dúvidas sobre o tema “O Plano Municipal de Educação e a Consolidação do Sistema Municipal de Ensino”. No encontro, foram apresentados os membros que compõem as comissões que vão organizar os trabalhos, distribuir as tarefas e definir as responsabilidades na conferência.

A diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Veronice Coelho, discutiu com os gestores a importância da Comep para o avanço da política educacional no município. “O PME (Plano Municipal de Educação) é uma construção coletiva, isto é, de toda a sociedade parauapebense. A conferência é um espaço democrático onde a sociedade civil pode falar e ser ouvida sobre como a educação em nosso município pode ser melhorada, de forma a avaliar e acompanhar metas e estratégias propostas pelo plano”, explicou ela.

Para Deusamar Sales, diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Salete, o encontro foi esclarecedor, sobretudo para deixar o gestor escolar por dentro do debate, pois é ele, o diretor, quem vai mobilizar a comunidade e incentivar que todos participem na construção das propostas de educação do município e avaliem o que está sendo feito. “É nas pré-conferências realizadas nas escolas que a comunidade terá oportunidade de conhecer as propostas de educação para o nosso município e contribuir com mais”, apontou a gestora.

ANDAMENTO

Representantes de órgãos ligados à educação já estão se reunindo para debater ações direcionadas à realização da 4ª Comep. Na conferência, serão avaliado o PME e monitoradas suas metas e estratégias. No encontro também vão ser definidas proposições para implementação de políticas públicas que visem a uma educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

Em 2015, o Plano Municipal de Educação foi aprovado para o decênio 2015/2025. Agora, o município centra esforços na revisão das ações por meio de debates e audiências nas pré-conferências.
A primeira Conferência Municipal de Educação foi realizada em 2008; a segunda, em 2013; e a terceira, em 2015.

EIXOS TEMÁTICOS

Ao longo da conferência municipal, os participantes vão debater oito eixos temáticos, que vão desde questões norteadoras gerais, como o Plano Nacional de Educação e sua articulação com o Sistema Nacional de Educação, até detalhes que mirem especificidades locais, como acesso, permanência, inclusão social, valorização de profissionais, entre outros aspectos.

Texto e foto: Sandra Bispo | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP