EDUCADORES DE PARAUAPEBAS PARTICIPAM DE CONGRESSO PARAENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

publicado: 23/10/2018 18h04

Na busca de qualificação profissional, troca de experiências e de melhorar o atendimento aos alunos com deficiência matriculados na rede municipal de ensino, educadores de Parauapebas participaram do V Congresso Paraense de Educação Especial (CPEE). O evento foi realizado na Universidade do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio do Núcleo de Acessibilidade Inclusão Acadêmica (Naia), em Marabá, no período de 17 a 19 deste mês.

Com a temática “Deficiência e a Educação como Direito: Trajetórias, Desafios e Caminhos para Inclusão”, o congresso teve por objetivo ser um espaço de diálogos sobre as várias dimensões de interesses da área de educação especial, além de socializar e divulgar conhecimentos e experiências produzidos a respeito deste tema no Pará e no Brasil.

Segundo a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Veronice Coelho, o evento apresentou informações sobre os avanços nas políticas de inclusão para as pessoas com deficiência e o que está sendo proposto no cenário regional e Nacional.

“Apesar de todos os desafios, percebemos que estamos no rumo certo. Nosso município já tem muitas práticas positivas, mas precisamos dar visibilidade ao trabalho e realizar uma inclusão ainda mais efetiva”, avalia a diretora, ressaltando que não é a pessoa com deficiência que tem que se adequar à sociedade, mas é a sociedade que deve se modificar para acolher essa pessoa.

INCLUSÃO NO MUNICÍPIO

O município de Parauapebas conta atualmente com mais de 600 alunos inclusos. Eles possuem deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e/ou superdotação, além de outros transtornos específicos, como dificuldade de aprendizagem.

Os alunos especiais estudam na sala de aula regular, que conta com o apoio de um cuidador e de professores preparados para atendê-los e recebem também atendimento educacional especializado por meio da sala de recurso multifuncional, onde são desenvolvidas atividades específicas para o desenvolvimento de cada criança.

Os departamentos responsáveis por oferecer suporte às escolas e aos alunos são o Departamento de Educação Especial (DEE), Departamento de Apoio Psicossocial e Pedagógico (DAPP) e a Unidade Educacional Jonas Pereira de Melo.

O CPEE

O Congresso Paraense de Educação Especial é um evento regional, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Educação Especial: Contexto de Formação, Políticas e Práticas de Educação Inclusiva e Acessibilidade (GPEESPA), que tem como foco de trabalho práticas de pesquisas colaborativas, articuladas a ações extensionistas.

O congresso tem o compromisso de oportunizar um espaço para intercâmbio entre pesquisadores, profissionais e alunos da graduação das universidades e faculdades públicas e privadas; dos programas de pós-graduação de instituições federais e estadual de ensino superior no Pará, que desenvolvem pesquisas na área da Educação Especial, portanto, com interesse em fomentar e aprofundar as pautas relativas à temática.

Texto: Messania Cardoso | Semed
Foto: Semed