Educadores ambientais conhecem a estrutura e o funcionamento do Aterro Municipal

publicado: 23/09/2019 12h58

Os educadores ambientais do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap) conheceram a estrutura e o funcionamento do Aterro Municipal, durante visita realizada no sábado (14), atividade que integra a programação da formação profissional promovida aos profissionais.

“A gente mostrou para os educadores ambientais como é a questão do resíduo sólido em Parauapebas. Muita gente ainda acha que temos um lixão a céu aberto, isso não procede! Aqui, eles viram que temos um aterro controlado e terão a missão de levar essa informação à frente”, afirmou Rafael Mergulhão, analista ambiental da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semubr), responsável pelo Aterro Municipal.

“A gente mostrou que quando o lixo chega aqui é devidamente pesado, temos o controle dessa informação e também da sua origem. Após a pesagem, os resíduos são conduzidos para cobertura. Os educadores conheceram também como lidamos com o tratamento do chorume e do gás”, acrescentou Rafael.

“Constatamos que é um trabalho bem feito, que demanda tempo, mas que há respeito ao meio ambiente. Os taludes da parte de baixo, de sustentação, estão gramados, dando segurança às pilhas de resíduos cobertos. As balanças são apropriadas para fazer a pesagem do lixo”, observou a educadora ambiental, Cláudia Sampaio.

O coordenador do Ceap, José Orlando Vieira, informou que a ação faz parte de uma programação de visitas viabilizadas por meio da formação e capacitação de educadores ambientais, que tem levado os profissionais a campo para conhecerem e observarem diversas estruturas que atuam com materiais que podem afetar o meio ambiente. “Os professores, uma vez formados, vão levar os alunos para visitar esses ambientes”, acrescentou José.

O reaproveitamento de pneus usados que chegam ao Aterro Municipal chamou a atenção dos educadores, Rafael mostrou pra eles que os objetos descartados são utilizados como uma mureta para reforçar a proteção dos caminhões na ladeira de acesso ao morro.

Texto: Karine Gomes

Fotos: Lucas Dias