EDUCAÇÃO: GOVERNO DIALOGA COM MOVIMENTOS SOCIAIS

publicado: 27/09/2018 21h19

Chefe de Gabinete e titular da Semed recebem comissão e informam sobre os investimentos que vêm sendo feitos no município

Na manhã desta quinta-feira, 27, uma comissão composta por representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará – subsede de Parauapebas (Sintepp), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) das Palmares I e II e comunidades escolares de alguns bairros da cidade foram recebidos pelo chefe de gabinete da prefeitura, Roque Dutra, e pelo secretário de Educação, Raimundo Neto.

Durante a reunião, foi apresentada aos representantes do poder público uma pauta de reivindicações relacionada à educação. Entre os pontos abordados, transporte escolar, centrais de ar-condicionado, infraestrutura e segurança.

Ao conduzir as discussões, Roque Dutra deixou claro o quanto o governo está aberto ao diálogo e disposto a buscar soluções para os problemas apresentados. “Nós encontramos a frota do transporte escolar já sucateada, recuperamos o que foi possível e colocamos para rodar. Nos últimos dias, nosso problema está relacionado à falta do combustível, pois, apesar de estarmos com o pagamento das empresas que fornecem o produto em dias, elas se negavam a fornecer o diesel alegando que não conseguem acompanhar os sucessivos aumentos no preço do produto”, informou Dutra.

O chefe de Gabinete frisou que as empresas, como vencedoras de licitação, têm obrigação de dar continuidade ao fornecimento de combustível, cuja suspensão está sendo analisada pela Procuradoria Geral do Município (PGM). Para não comprometer o ensino público, o serviço de transporte escolar oferecido aos estudantes municipais foi normalizado nesta quinta-feira, 27.

MELHORIAS

A comissão também foi informada sobre a aquisição de mais de 300 centrais de ar-condicionado que serão destinadas às escolas municipais. “A aquisição dessas centrais já está em processo licitatório”, anunciou Roque Dutra.

Durante o encontro, Ricardo Brito, pai de aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nelson Mandela, expôs a situação vivenciada na escola de sua filha, que funciona em um prédio alugado, e solicitou a solução para o problema. “A construção da escola já está em um estágio bem avançado e a previsão é que seja entregue ainda este ano”, anunciou o secretário Raimundo Neto.

A Escola Nelson Mandela terá 14 salas de aulas, biblioteca, laboratório de informática, sala multiuso, brinquedoteca, playground, cozinha, refeitório, pátio, quadra coberta, bloco administrativo e banheiros acessíveis. Com área construída de 4.840,44 metros quadrados e capacidade para atender cerca de 1,8 mil estudantes, a escola será a maior da região.

A desativação do anexo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eunice Moreira também esteve na pauta da reunião. Sobre isso, foi anunciado que o anexo passará a funcionar em um novo espaço a partir de segunda-feira, 1° de outubro, na rua D, próximo à Escola Chico Mendes (prédio onde funcionava o Colégio Fênix).

Ao final do encontro, ficou acordado que o governo municipal irá estabelecer uma agenda permanente de reuniões para discutir com os representantes dos movimentos sociais não só pautas da educação, mas das outras áreas citadas pelos representantes sociais. A próxima reunião já ficou agendada para a próxima semana.

Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP