EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DO PNAIC REÚNE PROFESSORES DE CINCO MUNICÍPIOS

publicado: 24/03/2018 12h08

Com o objetivo de melhorar as práticas docentes e garantir uma educação com mais qualidade, educadores de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás, Sapucaia e Curionópolis participaram da primeira formação regional Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)/2017. O encontro, que reuniu formadores regionais, foi realizado na terça, 20, e quarta-feira, 21, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).

A formação continuada é entendida como componente essencial da profissionalização docente, devendo integrar-se ao cotidiano da escola e pautar-se no respeito e na valorização dos diferentes saberes e na experiência professor. Logo, a formação se constitui no conjunto das atividades de formação desenvolvidas ao longo de toda a carreira docente.

A coordenadora municipal do Pacto, Rosinalva Alves, destacou a importância dos formadores regionais e das formações continuadas. “Os formadores regionais são multiplicadores das informações. Eles fazem um treinamento em Belém e depois realizam um encontro com os formadores locais nos polos”, explica ela, lembrando que os formadores locais se reúnem para o alinhamento da pauta e verificam como as ações podem ser complementadas nas propostas que a rede já realiza em cada município.

Durante a formação, os professores compartilham suas expectativas e experiências ligadas ao Pnaic. Elizângela da Silva, formadora de Eldorado do Carajás, destacou sua satisfação em poder participar do encontro. “Estamos aqui para enriquecer o nosso conhecimento e trocar experiências. Também temos o compromisso de compartilhar o conhecimento adquirido nas formações com os demais professores do nosso município. As formações têm beneficiado os nossos alunos, pois o foco principal é a melhoria do ensino”, destacou.

COMPROMISSO SOLIDÁRIO

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos municípios, desde 2012, para atender a Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental”.

O ciclo de alfabetização deve ser marcado por uma ação pedagógica intencional e progressiva que prepara uma estrutura sólida para novos aprendizados ao longo da vida.

Assessoria de Comunicação – Ascom | Semed | PMP

{gallery}SEMED/PNAICMARCO2018{/gallery}