DUAS MIL FAMÍLIAS COMEMORAM ANÚNCIO DE LOTES URBANIZADOS DURANTE ANIVERSÁRIO DA CIDADE

publicado: 15/05/2018 10h58

Outros projetos habitacionais já estão tramitando no Ministério das Cidades e deverão ser anunciados em breve pelo governo municipal

“Lar da Nossa Gente” é o nome do novo projeto habitacional de interesse social anunciado na última quinta-feira, 10, pela Prefeitura de Parauapebas para beneficiar duas mil famílias de menor renda do município. “Este é um presente para nossa gente e principalmente um presente para pessoas que realmente precisam”, enfatizou o prefeito Darci Lermen ao citar as áreas habitadas atualmente por famílias pré-selecionadas para o projeto.

Em consenso com associações de moradores, com o Conselho Municipal de Habitação e outras entidades, o governo municipal, com o trabalho encabeçado pela Secretaria de Habitação (Sehab), anunciou que os beneficiários são provenientes de áreas de risco, como as palafitas do bairro Primavera, área ocupada no bairro Nova Vida, bairro Ipiranga e ocupação do Linhão, esta última localizada no bairro Tropical.

Para os moradores da ocupação do Linhão, o anúncio já havia sido feito em março de 2017 e, na ocasião, o governo municipal garantiu que daria início ao projeto, o que foi concretizado após passar por todos os trâmites necessários, incluindo aprovação na Câmara Municipal.

ÂNSIA E FELICIDADE

O anúncio realizado no dia em que o município de Parauapebas completou 30 anos de emancipação política deixou a Praça de Eventos lotada de famílias que esperavam ansiosamente pela lista dos pré-selecionados e comemoram com a confirmação do benefício.

Raimunda da Silva, 72 anos, moradora do bairro Tropical, não escondeu a emoção de estar entre os beneficiários: “Não tenho casa e não tenho como comprar. E ganhar uma casa me deixou feliz, muito feliz”, disse a dona de casa.

Outra beneficiária, Janice Alves, 29 anos, mesmo com a filha de apenas 17 dias de nascida, não deixou de comparecer ao anúncio. A moradora do bairro Ipiranga também saiu satisfeita: “Estou muito feliz! Consegui meu lar depois de algum tempo esperando, valeu muito a pena”, afirmou ela.

Durante a cerimônia, 30 famílias receberam certificados simbólicos, enquanto que os demais beneficiários acompanharam a leitura e divulgação de seus nomes no telão.

HABITAÇÃO DIGNA

Os lotes serão doados em área urbanizada com pavimentação asfáltica, iluminação pública, saneamento básico e água encanada. Os beneficiários serão contemplados ainda com o apoio do kit construção. A verba será uma ajuda para as famílias que devem em breve participar do sorteio dos lotes e em seguida da entrega das unidades.

Segundo o prefeito Darci Lermen, outros projetos habitacionais para Parauapebas já tramitam no Ministério das Cidades. Além disso, está prevista ainda para este primeiro semestre a entrega de 1.392 apartamentos da fase ll do Residencial Alto Bonito, além das 1.194 unidades no Residencial Novas Carajás lX, iniciativa do governo federal por meio do programa Minha Casa Minha Vida, que deverá ser concluído com a retomada das obras após a selagem das unidades realizada pela Sehab este mês.

A Prefeitura de Parauapebas está fazendo um grandioso esforço para contemplar ainda este ano o maior número possível de famílias com projetos habitacionais de interesse social e, ao mesmo tempo, criar novos postos de trabalho ao aproveitar a mão de obra local para a construção civil.

Texto: Jéssica Diniz
Fotos: Helder Messiahs