DOAÇÃO DE SANGUE SUPERA META EM PARAUAPEBAS, COM 386 BOLSAS COLETADAS

publicado: 28/06/2018 15h52

Pela primeira vez, na campanha, também foi coletado

sangue de doadores de medula óssea

A Secretaria de Saúde (Semsa) da Prefeitura de Parauapebas esperava coletar cerca de 300 bolsas de sangue. Mas diante da solidariedade da população do município a meta foi ultrapassada e o número de bolsas chegou a 386. A Campanha de Doação de Sangue foi durante o último final de semana, no Hospital Geral de Parauapebas (HGP), em parceria com o Hemopa Marabá.

O tema foi em clima de Copa do Mundo: “Faça parte desse time que salva vidas”, o que levou a população a fazer muitos gols de placa. “Mais uma vez conseguimos ultrapassar a meta, sendo 86 bolsas a mais. Meta estabelecida pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa)”, informou a biomédica e coordenadora da Agência Transfusional do HGP, Alinne Amorim.

O secretário municipal de Saúde, Coutinho, agradeceu aos moradores por tamanha solidariedade, que sempre faz a diferença nessas situações “uma vez que a doação de sangue em si tem que ser encarada como uma doação de vida. Estou muito satisfeito em ver a população de Parauapebas doando vida aos que necessitam”, disse ele.

O estudante Luís Carlos Gomes Oliveira estava entre os doadores. “Faço questão de estar doando sangue com frequência, uma vez que minha família e meus amigos, até mesmo meus desconhecidos, podem vim a precisar de sangue”, declarou ele.

Roberta Lopes Aguiar, integrante do Movimento Anjos da Débora, enfatizou que sempre participa ativamente das ações de doação de sangue. “Desde o ano de 2016 venho participando voluntariamente por meio do Movimento Anjos da Débora. Sempre me dediquei com muito amor, carinho e dedicação em prol da causa, que é de extrema importância para salvas vidas”, disse ela.

A campanha contou com as parcerias da Igreja Adventista, Voluntariado da empresa Vale, Trupe do Amor, Martin Engineering, Instituto Embelleze, Médicos da Alegria, Moto Clube Harpians, Polícia Militar, LG Serviços, Kapa, Muniz e Movimento Anjos da Débora.

MEDULA ÓSSEA

Durante a Campanha de Doação de Sangue, outra grande conquista: a Semsa deu início, pela primeira vez, ao cadastramento de pessoas para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Nada menos que 50 doadores foram registrados em Parauapebas, o que foi comemorado pela Semsa já que em todo o País é grande a dificuldade para se conseguir um doador compatível.

Segundo o Redome, as chances de o paciente encontrar um doador compatível são de um em cada 100 mil pessoas, em média. Dos 50 doadores, foi coletado o sangue, que será analisado pelo exame de histocompatibilidade (HLA), que identifica as características genéticas do doador. Tanto os dados pessoais quanto o tipo de HLA são incluídos no Redome.

Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Fotos: Luciano Silva | Semsa e Piedade Ferreira