DMTT REDUZ EM 22,60% ACIDENTES DE TRÂNSITO EM PARAUAPEBAS

publicado: 02/10/2018 15h46

Tradicional Dia da Gentileza marca encerramento de mais uma campanha no município. Mas ações permanecem 

Palestras, dinâmicas, fiscalizações e demais ações educativas marcaram a programação da Semana Nacional de Trânsito em Parauapebas, que abordou o tema “Nós Somos o trânsito, faça parte desta inclusão”. Durante dez dias, o trabalho envolveu empresas, ONGs, instituições de ensino e comunidade em geral. 

Os resultados? Os mais positivos, na avaliação de Milton Lima, coordenador do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET) do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT). “Foi um trabalho bastante intenso, que contou com participação de crianças, jovens e todos que atuam de alguma forma no trânsito. Reforçamos muito a questão de respeitar a passagem de pedestres nas faixas, utilizar os equipamentos de segurança, enfim. O mais importante é que as pessoas de fato mudem o comportamento e que nosso trânsito se torne mais seguro”, destacou ele. 

O encerramento da programação oficial foi na última sexta-feira, 28, com a realização do já tradicional Dia da Gentileza no Trânsito, quando flores e o belo som do saxofonista Renato Martins, da Guarda Municipal, despertavam atenção de quem passava pela rua E, no bairro Cidade Nova. Agentes do NET entregaram panfletos e rosas aos condutores como forma de incentivar a serem mais gentis no trânsito.

A dona de casa Alida de Souza estava entre as pessoas que recebeu uma rosa. E aprovou a ação do DMTT. “Eu faço de tudo para andar direitinho. As pessoas têm que ser responsáveis nesse sentido. E esse trabalho é muito importante para as pessoas se conscientizarem”, avaliou ela.

Quem trabalha pelas ruas acompanha no dia a dia os problemas e as dificuldades no trânsito. É o caso do taxista Francisco Hilderlan, que concorda: é preciso mais educação ao volante. “Precisa de muito mais gentileza, de compreensão e paciência, né?! Mas, o DMTT está fazendo um bom trabalho”, concluiu o taxista. 

REDUÇÃO DE ACIDENTES 

O trabalho de fiscalização, investimento em ações de engenharia de tráfego e as campanhas educativas do DMTT vêm provocando resultados bastante positivos em Parauapebas. De janeiro a agosto deste ano, o departamento registrou uma redução de 22,60% no número de acidentes na cidade em relação ao mesmo período do ano passado. 

Mas apesar de todo o trabalho junto à comunidade, a imprudência ainda é a principal causa de acidentes. Entre as mais comuns está a ausência do uso de capacete tanto do piloto quanto do passageiro, mais de um passageiro na motocicleta e a falta do uso do cinto de segurança. 

Se tem infração, tem multa, mas não é isso o que deseja o DMTT, que coloca a preservação da vida humana acima de tudo. “A programação oficial da Semana Nacional de Trânsito terminou, mas o nosso trabalho é constante. Nós continuaremos as ações em prol de um trânsito mais seguro, buscando despertar maior conscientização da comunidade reduzindo consequentemente ainda mais os índices de acidentes”, disse Milton Lima.  

 

Texto: Anne Costa 
Fotos: Helder Messiahs
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

{gallery}/Fotos2018/DMTT/DIADEGENTILEZA2018{/gallery}