DMTT PROMOVE ATIVIDADES POR UM TRÂNSITO MAIS INCLUSIVO

publicado: 25/09/2018 17h43

Ação educativa na Apae, fiscalizações, teatro e Dia da Gentileza fazem parte da programação, que segue até sexta-feira, 28 

“Nós somos o trânsito: faça parte desta inclusão!” Este é o tema da Semana Nacional de Trânsito em Parauapebas, que terminará na próxima sexta-feira, 28. E como a proposta é inclusão o Departamento Municipal de Trânsito de Parauapebas (DMTT) realiza várias ações neste sentido. 

Um exemplo é o trabalho educativo e de fiscalização em estacionamentos privados de uso público em supermercados da cidade. “Esta é a nossa luta constante porque, infelizmente, muitos condutores não respeitam as vagas destinadas à pessoa com deficiência. Por isso, estas ações se fazem necessárias”, destaca José Monteiro, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 

Na busca de despertar mais consciência das pessoas para um trânsito mais seguro por meio de atividades socioeducativas, entra em ação a equipe do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET) que constantemente realiza palestras e apresentações teatrais em empresas e escolas alertando para o respeito às leis de trânsito. 

E, como o objetivo é incluir, os agentes do NET foram até a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para levar orientações importantes. E a missão foi cumprida de forma bem descontraída por meio de dinâmicas que contaram com a participação dos usuários. “Eu aprendi que tem que atravessar na faixa, usar cinto de segurança, não pode bebida alcóolica”, conta o que aprendeu a usuária Elizângela Brito. 

Lidiane Freitas, colaboradora da Apae, destaca que a instituição está de portas abertas para receber parceiros que contribuam com o aprendizado dos usuários em todos os sentidos. “É muito bom quando alguém se propõe a vir aqui e realizar um trabalho com os nossos usuários, e é bom reforçar que eles têm essa possibilidade de aprendizado”, diz ela. 

Para Milton Lima, coordenador do NET, o trabalho se torna ainda mais satisfatório quando se alcança os resultados pré-estabelecidos. “A gente vem conseguindo reduzir o número de acidentes por meio do nosso trabalho, que é bastante intenso. É gratificante quando as pessoas passam a compreender que para ter um trânsito seguro cada um deve fazer a sua parte”, diz ele. 

Para quem aprende também é gratificante, tanto que vem o reconhecimento. “Eu gostei muito. Aprendi que não pode atravessar quando o carro tá passando e quando sinal tá vermelho. Quero agradecer e dizer que eles voltem sempre aqui”, pede Adoglésio. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO 

Dia 26/09 (Quarta-feira) 

  • 8h às 12h – Palestra e apresentação teatral
  • Local: Escola Pitágoras (Carajás)
  • 19h às 21h – Palestra e apresentação teatral
  • Local: Escola Carlos Henrique  

Dia 27/09 (Quinta-feira) 

  • 8h às 15h – Curso de atualização da legislação de trânsito, segurança e canalização de tráfego
  • Local: Vale

 

  • 19h às 21h – Palestra e apresentação teatral
  • Local: Escola Carlos Henrique  

Dia 28/09 (Sexta-feira) 

  • 9h às 11h – Dia da Gentileza no Trânsito
  • Local: Rua 10 com rua E 

 

Texto: Anne Costa   
Fotos: Piedade Ferreira – Helder Messiahs – Bruno Cecim   
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

{gallery}/Fotos2018/DMTT/SEMANAINCLUSIVA{/gallery}