DMTT LANÇA CAMPANHA MAIO AMARELO NA CÂMARA MUNICIPAL

publicado: 09/05/2018 17h15

“Nós somos o trânsito” é o tema deste ano, que pretende envolver não apenas motoristas mas toda a população na preservação de vidas

A Prefeitura de Parauapebas aderiu oficialmente ao Movimento Maio Amarelo nesta terça-feira, 8, durante o lançamento da campanha, na Câmara Municipal, conduzida pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (DMTT).

O movimento de abrangência internacional ocorre sempre no mês de agosto em razão de ter sido decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 11 de maio de 2011, a Década de Ação para a Segurança no Trânsito.

Em Parauapebas, a campanha ocorre desde 2014 e o Núcleo de Educação para o Trânsito (NET) monta extensa programação de atividades que se encerram em 30 deste mês.

A cor amarela é usada em alusão à sinalização semafórica com o intuito de alertar a população quanto à segurança no trânsito, despertando ações educativas por parte de condutores e pedestres.

Durante todo mês, a equipe do NET leva a campanha para empresas, escolas, instituições públicas, ruas e ainda na zona rural. Os agentes promovem panfletagem, palestras, peça teatral, blitz educativa, além do Dia da Gentileza no Trânsito, este último sempre às sextas-feiras.

Para o coordenador do NET, Milton Lima, apesar dos avanços, ainda é preciso fazer muito: “A campanha é repetitiva, mas é extremamente importante, pois pouco se avançou. Para se ter uma ideia, no mundo existem 193 países, e segundo a ONU nosso país é o 5° país onde mais se registra acidentes de trânsito. É um número assustador, por isso que a educação precisar contribuir para mudar este cenário”, justificou.

O tema da campanha deste ano é “Nós Somos o Trânsito”, o que significa que não importa se o condutor está de carro, em uma motocicleta ou até mesmo a pé: todos contribuem para preservar vidas.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Elias Ferreira, reconheceu o empenho do governo municipal por medidas efetivas de combate a acidentes de trânsito como fiscalização, sinalização, mobilidade urbana e educação no trânsito. “Quero parabenizar o Executivo por fornecer esse apoio ao Departamento de Trânsito, o que possibilita ao órgão desenvolver ações concretas que evitam acidentes de trânsito”, disse o parlamentar.

Texto: Jéssica Diniz
Fotos: Helder Messiahs