DIA MUNDIAL DA ÁGUA: SAAEP EDUCA ALUNOS DA REDE PÚBLICA COM VISITAS À ETA

publicado: 23/03/2018 12h44

Em meio à curiosidade, garotada aprende sobre tratamento

e valor da água e a economizar

Em 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. Para lembrar a data, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) desde início da semana realiza atividades com alunos das escolas municipais.

Estudantes da rede pública de ensino visitaram a Estação de Tratamento de Água I (ETA I). Ceni Serra, educadora ambiental da autarquia, apresentou aos alunos o sistema e todos os processos de tratamento, começando pela captação até a água chegar às torneiras das residências (distribuição), além de orientar quanto ao uso racional da água e métodos práticos de economizar água no dia-a-dia.

“Uma aula bem diferente. Aprendi que água é saudável, que podemos economizar e também que colocam um produto para limpar água”, comentou Isabella Pereira, 8 anos, que estava entre os 60 alunos da Escola Municipal Paulo Fonteles que conheceram a ETA.

Guilherme Pires, 9 anos, se surpreendeu: não sabia que a água era tão suja. “A água da nossa casa chega limpa; aprendi como eles deixam a água limpa”, disse o estudante.

Com a campanha “Água, quem economiza sempre tem”, os estudantes foram orientados sobre como evitar o desperdício: lavar calçadas com uma vassoura e balde, fechar a torneira na hora de fazer a barba e escovar os dentes, lavar o carro com um balde em vez de mangueira, entre outros exemplos do dia a dia.

“Para quebrar o paradigma da questão do uso racional da água, nós trouxemos os estudantes para dentro da estação de tratamento para trabalhar a conscientização com esses estudantes, para que dessa forma possam levar para dentro de casa, da escola, da sociedade a importância do uso racional da água”, destacou o diretor administrativo do Saaep, Nilson Dias.

SOBRE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água em 22 de março de 1992, com o intuito de proporcionar a oportunidade de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas relativas à água.

Texto: Liliane Diniz
Fotos: Bruno Cecim