Dia da “Luta Antimanicomial” é realizado em Parauapebas

publicado: 27/05/2022 15h09

O evento teve como principal objetivo a não exclusão dos doentes mentais

A Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA) promoveu uma semana de ações em alusão ao dia 18 de maio, Dia da Luta Antimanicomial. O primeiro evento começou no dia 17 de maio, terça-feira, com a realização de um piquenique ao ar livre, na Praça da Alvorada. Estiveram presentes usuários do serviço e familiares, além de técnicos da unidade e estudantes que participaram como voluntários. No dia seguinte, (18), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) realizou duas ações importantes para fortalecimento da rede de cuidados em meio aberto e contra qualquer tipo de exclusão.
No período da manhã, foi realizada uma ação de panfletagem na rua A e nas instalações do Pronto Socorro Municipal e Unidade de Saúde Básica do bairro Cidade Nova. O material divulgado continha informações sobre os serviços de saúde mental do município e, principalmente, sobre o contexto histórico da Luta Antimanicomial. A ação contou com a parceria da Ala Psicossocial de Parauapebas e também com a presença de usuários, familiares e servidores do CAPS II Parauapebas.
No período da tarde aconteceu a “ExpoCAPS”, ação voltada para exposição e venda dos artesanatos produzidos pelos usuários do serviço, a fim de, incentivar a geração de renda para a inclusão produtiva e divulgar os trabalhados desenvolvidos nas oficinas que acontecem no serviço.
No encerramento das ações da semana, que ocorreu na quinta-feira dia 19 de maio, foi realizado o “Sarau: Onde os manicômios foram parar?”. O evento que teve como público trabalhadores da rede de saúde mental e estudantes, contou com apresentações de música e diálogos sobre a pergunta tema. No final, foi servido açaí com tapioca aos participantes, fornecido pelo COMDCAP.

Prefeitura de Parauapebas