Dia D de vacinação contra o sarampo será no próximo sábado, 15

publicado: 12/02/2020 15h33

Iniciada esta semana em Parauapebas, primeira etapa da campanha irá até 13 de março.

Com o intuito de intensificar a vacina triviral que iniciou em 2019, a Prefeitura de Parauapebas lançou na última segunda-feira, 10, a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, com o Dia D já marcado: será no próximo sábado, 15, quando todos os postos de saúde e 18 escolas ficarão abertos até 17 horas (veja relação abaixo).

A primeira etapa da campanha irá até dia 13 de março e tem como prioridade as crianças e jovens entre 5 e 19 anos, que não tomaram as duas doses da vacina. A meta é vacinar 2.445 pessoas.

 Quem for aos pontos de vacinação deve apresentar a caderneta assim como tomar todas as doses exigidas pelo cronograma. “A campanha contra o sarampo integra um conjunto de ações para imunizar a população contra doenças que haviam sido eliminadas”, explica Michele Ferreira, diretora da Vigilância em Saúde.

 O sarampo é uma doença infecciosa grave, ocasionada por um vírus que pode ser letal. A transmissão acontece por meio da tosse, fala, espirro ou respiração de pessoas contaminadas. A única maneira eficaz de evitar o sarampo é por meio da vacina.

Dia D – Locais de Vacinação

 Postos de Saúde

HGP, UBS Liberdade I, UBS Liberdade II, UBS Fortaleza, UBS B. da Paz, UBS B. do Guanabara, UBS Palmares I, UBS Palmares II, UBS Rio Verde, UBS Novo Brasil, UBS B. dos Minérios, UBS Casas Populares, UBS Altamira, UBS Jardim Canadá, UBS Paulo Fonteles, UBS Cedere, UBS Vila Sansão.

Escolas

 Antônio Matos, Mário Lago, Irmã Laura, Pingo de Gente, Associação Nova Vitória, Milton Martins, Terezinha de Jesus, Dorothy Stang, Fernando Pessoa, Nelson Mandela, Eunice Moreira, Novo Horizonte, Eurides Santana, Carlos Drummond, Dona Rosa, Josias Leão, João Prudêncio e Faruk Salmem.

Texto: Nívia Lima/Suellen Medeiros

Fotos:  Ascom/PMP

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP