DETUR REALIZA WORKSHOP E ELEIÇÃO DO CONSELHO DE TURISMO

publicado: 05/09/2018 16h49

Membros do Conselho de Turismo de Parauapebas (Comtup) e representantes do trade turístico do munícipio participaram do workshop sobre “Case de Sucesso Nacional e Internacional – Bonito (MS)”, ministrado pelo presidente do Conselho de Turismo de Bonito, Cícero Peralta. O evento foi no auditório da prefeitura e antecedeu a eleição para a diretoria do Comtup, para o biênio 2018/2020.

Município com apenas 20 mil habitantes, Bonito tem conquistado sucessivos prêmios e, em 2013, foi eleito como o melhor destino de turismo responsável do mundo, tendo recebido o prêmio durante World Travel Market (WTM), em Londres. Em destaque, o sistema de controle de visitantes, que foi explanado durante o workshop em Parauapebas.

Cícero Peralta destacou a importância do ordenamento na visitação turística, respeito à natureza e definições de capacidade de carga – número máximo de pessoas que podem por hora ou por dia visitar determinado atrativo. “Parauapebas já tem uma quantidade de visitação e vontade tanto do poder público quanto da iniciativa privada de organizar essa demanda. Então, é muito importante para o conselho e sua nova diretoria criar essa metodologia, regras e participar ativamente da construção do modelo (de turismo)”, sugeriu.

Antes do workshop, Cícero Peralta conheceu o Mirante da Mina N4, Savana Metalófila, Cavernas Ferríferas de N1 e o Marco Zero, localizados na Floresta Nacional de Carajás. E disse apostar no potencial turístico do município. “O potencial aqui é grande diversificado. Vocês têm essa reserva de mata fantástica, a questão da mineração, que pra quem não é do ramo gera uma curiosidade muito grande, é um ensinamento. Outro produto muito forte e de grande interesse é a questão da observação de aves. Águas termais, lagos e lagoas com águas naturais; existe uma história por trás. O turista quer consumir tudo isso que vocês têm”, assegurou Peralta

CONSELHO ELEGE PRIMEIRA DIRETORIA

A representante das agências de viagens do município, Aglaudene Tomé, foi eleita presidente do Comtur ao lado da representante da Cooperativa de Condutores de Carajás e vice, Thaiz Sodré; do representante do Sindicato das Empresas de Alimentação e Hospitalidade de Parauapebas e 1º secretário, Jânio Valadares; e do representante do gabinete do prefeito Darci Lermen e 2º secretário, Caique da Silva.

“Quando a gente falava da importância do turismo para o município, as pessoas desacreditavam, ainda desacreditam. Mas a realidade tem mudado e isso é gratificante. Em breve seremos a Capital do Ecoturismo de Carajás”, prevê Aglaudene.

O coordenador do Detur, Marcos Alexandre, frisou que é indispensável a troca de experiências com outros modelos de turismo que são exemplo no Brasil e no mundo, mas lembrou que o modelo de gestão apresentado no workshop é apenas uma ferramenta para nortear a política turística em Parauapebas. “Estamos qualificando a mão de obra, nos esforçando para oferecer uma infraestrutura mínima para o turista e promovendo do município. Parauapebas é repleta de riquezas naturais e o governo está caminhando para transformar nossa cidade em um polo turístico”, afirmou Marcos Alexandre.

Texto: Rayssa Pajeú
Fotos: Bruno Cecim