DETUR QUALIFICA MAIS DE 100 PESSOAS COM CURSOS DE PANIFICAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS

publicado: 21/06/2018 17h01

“Qualidade do produto e atendimento têm tudo a ver com o turismo”, diz técnica da Setur”

Dando continuidade ao trabalho de qualificação profissional para o desenvolvimento do turismo de Parauapebas, o Departamento Municipal de Turismo (Detur) realiza cursos de capacitação que agregam conhecimento à população.

No curso de panificação, 22 alunos – mulheres, em sua grande maioria – colocaram a mão na massa durante uma semana e provaram que valeu a pena todos os ensinamentos. Degustação de rosca, cuca, sonho e uma infinidade de pães com os mais variados sabores marcaram o encerramento do curso da última sexta-feira, 12.

Futuramente, a turma receberá outra capacitação na área de panificação, dessa vez voltada especificamente para a culinária paraense. “A expectativa era uma, e no momento do curso a expectativa triplicou de forma produtiva. Agradeço ao Detur por esse incentivo, por buscar uma qualificação e transmitir isso pra nós, porque sem qualificação não chegamos a lugar nenhum. É uma visão muito empreendedora da prefeitura de qualificar os moradores”, reconheceu Elisama Saraiva, aluna do curso de panificação.

“Nosso objetivo é qualificar a comunidade local. O Departamento de Turismo não pode estar em todos os cantos, mas a população sim. Está na panificadora, no restaurante, está em qualquer lugar que o turista possa estar e a qualidade do produto e o atendimento têm tudo a ver com o turismo”, afirmou a técnica de Planejamento e Gestão em Turismo da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Edime Silva.

O coordenador do Detur, Marcos Alexandre, atenta que a panificação está inclusa no eixo da gastronomia e nada mais justo do que qualificar também os profissionais que atuam no setor gastronômico do município. “Já está em planejamento a segunda fase de um curso de panificação que será um aperfeiçoamento com produtos regionais. Para esse não haverá processo de inscrições, pois será direcionado especificamente para essa turma. Nossa ideia não é simplesmente oferecer um curso, mas sim qualificar e acompanhar”, destacou Alexandre.

COZINHA BRASIL

Cerca de 100 pessoas das zonas urbana e rural do município foram qualificadas na manipulação de alimentos, elaboração de um cardápio equilibrado e barato, dicas de cuidado no preparo da comida, hábitos alimentares saudáveis, com a prática de cinco receitas que foram degustadas pelos participantes. Tudo sob a orientação da nutricionista Sheyse Lira, do programa Cozinha Brasil do Sesi.

Além de receitas fáceis e saborosas na cartilha distribuída pelo programa, os alunos também aprendem a escolher os alimentos por seu valor nutritivo, a aproveitar integralmente os produtos, reduzindo o desperdício; a preparar refeições observando a limpeza e conservando o sabor e os nutrientes; a consumir alimentos em quantidade e condições de higiene adequadas.É a primeira vez que o Cozinha Brasil ocorre na zona rural do município.

“Nós precisamos desses incentivos; é muito bom receber conhecimento. Hoje aprendi sobre os nutrientes dos alimentos e a função de cada um e a necessidade de cuidar da saúde com uma boa alimentação”, declarou Núbia Bezerra, participante do curso e moradora da APA do Gelado, onde 40 pessoas participaram do Cozinha Brasil.

Para Leila Carvalho, aprender sobre a higienização e quantidade certa dos alimentos foi fundamental. “Conhecimento liberta a gente. Essa iniciativa da prefeitura é fantástica. Com esse conhecimento não vou fazer mais nada errado na hora de higienizar os alimentos”, assegurou a participante do curso na zona urbana.

Texto: Liliane Diniz
Fotos: Piedade Ferreira e Wellington Moraes