DETUR PREPARA PROFISSIONAIS PARA ATENDIMENTO AO TURISTA

publicado: 10/07/2018 15h49

Um dos eixos do Departamento de Turismo (Detur) da Prefeitura de Parauapebas é a qualificação. No primeiro semestre de 2018, mais de 150 munícipes foram capacitados por meio dos cursos de Trilhas e Caminhadas, Panificação, Cozinha Brasil e Qualidade de Atendimento ao Turista. No último domingo, 8, a turma do curso de Qualidade de Atendimento ao Turista se aventurou e conheceu de perto as belezas da Floresta Nacional de Carajás.

O encerramento do curso foi na noite da sexta-feira, 6, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Na atividade final, a turma recebeu como desafio simular a venda de um pacote de turismo destacando os atrativos locais, opções de hospedagem, restaurantes e transporte. “Os alunos estão capacitados para realizar um atendimento de qualidade”, avaliou Cláudia Rocha, instrutora da turma.

PORTAS ABERTAS

O curso foi desenvolvido com aulas teóricas, pesquisa de campo e visita técnica. A engenheira de pesca Tatiane Araújo aprovou a iniciativa de qualificação promovida pelo Detur. “Participei do curso de trilhas e caminhadas e a partir dali eu vi que a porta do turismo estava aberta. O curso de Qualidade de Atendimento ao Turista foi uma oportunidade maravilhosa que encontrei e abracei”, ressaltou.

Tatiane não trabalha na sua área de formação, mas acredita no turismo como fonte de renda. “O curso qualificou pessoas que não necessariamente já atuam na área, que não têm uma renda fixa como a maioria dos estudantes do curso, o que se torna uma oportunidade de renda. Ainda não consegui adentrar na minha área, mas abracei o turismo como potencial de renda da região. O trade turístico é uma das tendências em crescimento na nossa cidade”, frisou.

“A satisfação do departamento é imensa, já que o nosso foco é preparar pessoas para que possam receber pessoas. De forma correta, com qualidade, com entusiasmo. Esse é o papel de um bom atendente e o município de Parauapebas ainda precisa se preparar. Não adianta o Detur promover e estruturar o município e a nossa mão de obra não estar preparada para receber nossos visitantes”, pontuou o coordenador do Detur, Marcos Alexandre.

O coordenador adiantou que em agosto haverá curso para camareira, em setembro de Manipulação de Alimentos, em outubro de Qualidade de Atendimento ao Turista, em novembro de Empreendedorismo para Projetos Comunitários e até o final do ano será lançado o Programa de Qualificação Profissional, que vai capacitar 1.450 profissionais que atuam no setor turístico de Parauapebas.

“Estamos evoluindo nessa questão da qualificação e temos mantido essa linha de entendimento: é preciso preparar para depois promover. Esse é mais um aperfeiçoamento de muitos que o departamento vai promover no segundo semestre”, adiantou Alexandre.

PARCERIA

O curso de Qualidade de Atendimento ao Turista foi reallizado em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Senac e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

Texto: Rayssa Pajeú

Fotos: Dácio Souza e Alex Pacheco (colaboradores)

Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

{gallery}/Fotos2018/DETUR/ATENDMENTOTURISTA{/gallery}