DETUR OFERECE 1º CURSO DE PANIFICAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA REDE HOTELEIRA

publicado: 13/06/2018 17h08

O primeiro curso de panificação oferecido pelo Departamento de Turismo (Detur) da Prefeitura de Parauapebas iniciou na segunda-feira, 11, e segue até sábado, 16. Na segunda-feira também começaram as inscrições para os cursos “Qualidade de atendimento ao turista” e “Cozinha Brasil”. As inscrições irão até sexta-feira, 15, e estão sendo realizadas no Detur, de 8 as 12 horas, mediante a apresentação da xerox dos documentos pessoais e comprovante de residência.

Sobre o curso de panificação, o coordenador do Detur, Marcos Alexandre, explica que essa capacitação é prioritariamente destinada aos profissionais que já atuam na rede hoteleira, padarias e pequenos empreendedores locais. “É uma forma de oferecer um produto de melhor qualidade. Nossa cidade tem coisas boas a oferecer e nós precisamos certificar esse pessoal, garantir que existe uma qualidade no que é servido ao público”, diz ele.

Com o curso “Qualidade e atendimento ao turista”, serão apresentados aos alunos os conceitos de como receber e atender bem quem visita Parauapebas. A expectativa é capacitar profissionais da rede hoteleira, taxistas, condutores e demais profissionais do trade. O “Cozinha Brasil” é um curso de educação alimentar, que ensina como reaproveitar alimentos que seriam descartados e transformá-los em deliciosas receitas caseiras e regionais.

Marcos Alexandre adianta que no segundo semestre o Detur vai lançar o Programa de Qualificação Profissional. “Os cursos que estão sendo realizados agora são de aperfeiçoamento, mas a partir do próximo semestre serão de profissionalização. Nós abraçamos essa bandeira (da qualificação) e vamos continuar investindo, pois entendemos que a qualificação do trade turístico é essencial para o desenvolvimento dessa matriz econômica tão importante para nossa cidade”, ressalta.

PARCERIAS

O curso Cozinha Brasil será realizado dia 19 na zona urbana e, no dia 20, na zona rural. Já o de Qualidade e Atendimento ao Turista começará dia 19 deste mês e irá até 6 de julho. Todos os cursos estão sendo realizados em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), Secretaria do Estado de Turismo (Setur), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Chamada da Amazônia e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Texto: Rayssa Pajeú
Fotos: Bruno Cecim e Antônio Dacio