DETUR JÁ CAPACITOU 400 PESSOAS EM TURISMO

publicado: 12/12/2018 23h21

Em dois anos, foram realizados os mais variados cursos para turista ser bem recebido em Parauapebas. Agora em dezembro, mais certificação

Alunos dos cursos de camareira, qualidade de atendimento ao turista, panificação, manipulação de alimentos e condutores de trilhas e caminhadas foram certificados no início deste mês, no plenarinho da Câmara Municipal. Promovidos este ano pelo Departamento de Turismo de Parauapebas (Detur) e parceiros, os cursos já capacitaram e incluíram pessoas no mercado de trabalho.

Em dois anos, cerca de 400 munícipes foram capacitados por meio desses e outros cursos. “Aprendi muita coisa. Eu, que moro aqui há muito tempo, não sabia explicar o que temos na cidade pra oferecer. Agora, eu sei. Às vezes eu faço uma continha que não está dentro do nosso orçamento e eu pago com o dinheiro da panificação. Esses pães já foram até para o Maranhão. Isso pra mim é muito gratificante”, disse Samara, que concluiu os cursos de qualidade de atendimento ao turista e panificação e já está ganhando uma renda extra com a fabricação de pães.

Tiago Gama foi um dos alunos que ingressou no mercado de trabalho após a conclusão do curso de condutor. “Primeiramente, quero parabenizar a prefeitura e agradecer pela iniciativa. É muito importante a formação desses novos profissionais. Muitos de nós não tínhamos uma qualificação e, através desses cursos, muitas pessoas foram encaminhadas para o mercado de trabalho. O curso de condutor de trilhas e caminhadas foi uma porta aberta pra eu e outros colegas ingressarmos na Cooperativa de Ecoturismo de Carajás”.

A coordenadora do Programa de Uso Público da Flona Carajás, Nívia Santos, destacou a importância das capacitações e diversidade de uso da Flona. “Durante muito tempo, a Floresta Nacional de Carajás foi restrita só à mineração, e hoje é gratificante ver outros usos como ecoturismo e extrativismo sendo expandidos. Esses cursos são importantes, porque nós começamos a entender que existe turismo em Parauapebas e, principalmente, que existe gente preocupada em desenvolver esse turismo”.

O titular do Detur, Marcos Alexandre, acredita que Parauapebas chegou num “momento chave” para o desenvolvimento do turismo no município. Para isso, a prefeitura tem se empenhado bastante, afirmou ele. “Conseguimos ultrapassar barreiras que nem nós mesmos imaginávamos que estaríamos atingindo em tão pouco tempo. O Detur, juntamente com todos os parceiros, tem se esforçado muito para o desenvolvimento do turismo de Parauapebas. Para os munícipes, nossos atrativos são lazer, mas pra quem vem de fora é turismo, é dinheiro no bolso da população”, pontuou Marcos Alexandre.

Texto: Rayssa Pajeú
Fotos: Bruno Cecim