DETUR ENTREGA CERTIFICADOS DO CADASTUR A HOTEIS E RESTAURANTES

publicado: 27/10/2017 14h09

Parauapebas faz parte do percentual de crescimento de registros do Cadastur – sistema online e gratuito de cadastro de prestadores de serviços turísticos. Só existia uma única empresa cadastrada no município e agora o número passou para 18. O Departamento de Turismo (Detur) iniciou na terça-feira, 24, a entrega dos certificados que oferece benefícios e oportunidades de negócios para os estabelecimentos legalizados, além de ser fonte de consulta para quem utiliza os serviços.

Antecipando-se à fiscalização que seria realizada em setembro, pelo Ministério do Turismo (MTur), o Detur realizou em maio junto à Secretaria de Turismo do Estado (Setur) uma campanha de conscientização, visto que a certificação é obrigatória para organizadoras de eventos, parques temáticos, agências, meios de hospedagem, guias, transportadoras e acampamentos turísticos.

A campanha deu bons resultados. “Conseguimos obter sucesso de 18 estabelecimentos certificados, sendo 17 da rede hoteleira e um restaurante. Esse trabalho vai permanecer nos próximos meses. Em parceria com a Setur, uma segunda etapa deve ser realizada com objetivo de aumentar o número de estabelecimentos na rede hoteleira, que é o nosso foco”, explica o coordenador do Detur, Marcos Alexandre dos Santos.

O cadastro oferece benefícios tais como incentivo para participar de programas e projetos do governo federal, acesso a financiamento por meio de bancos oficiais, suporte em eventos, feiras e ações apoiados pelo MTur, e visibilidade nos sites do Cadastur e Programa Viaje Legal. Marcos Alexandre ressaltou que a partir dessas certificações o Detur também consegue atrair cursos de qualificação turística para o município.

Depoimentos

Com o certificado em mãos, proprietários e gerentes falam sobre a importância do cadastro. “O recebimento desse certificado se resume em credibilidade e confiança. Já temos as liberações da prefeitura expostas em nosso estabelecimento e agora esse”, disse o proprietário do Hotel e Restaurante Sombra do Coqueiro, Adriano Fernandes.

“Hoje, o cliente procura na internet as empresas que são certificadas. É um diferencial. A gente sempre teve como princípio trabalhar dentro da legalidade. Já tínhamos ido atrás (do certificado) e encontramos dificuldades. O pessoal da prefeitura que acabou ajudando a gente a fazer essa certificação”, ressaltou o gerente do Mardan Hotel, André Mourão.

Texto: Jayssa pajeú
Fotos: Gilberlan Atrox | Ascom