DETUR CERTIFICA PARTICIPANTES DE SEIS CURSOS DE QUALIFICAÇÃO

publicado: 03/12/2018 21h59

Será na noite desta quarta-feira, 4, no plenarinho da Câmara. Último curso foi de qualidade de atendimento ao turista

“Parauapebas tem um imenso potencial turístico e o governo está visando atender os visitantes da melhor forma. Se ele está investindo em capacitação e qualificação profissional ele não está investindo só na população, ele está investindo no próprio município e isso é super importante”. A constatação é de Natália Bianca, que concluiu o Curso de Qualidade de Atendimento ao Turista, ofertado pela Prefeitura de Parauapebas por meio do Departamento de Turismo (Detur).

Aos finais de semana, Natalia trabalha em um dos balneários que faz parte da Rota das Águas. Ela disse que escolheu o curso para aprender mais sobre turismo e melhor atender seus clientes. O curso ministrado pela turismóloga Iraíde Brabo abordou pontos como postura profissional, ética no trabalho, higiene e apresentação pessoal, relações interpessoais e liderança. A professora ressaltou a importância da capacitação.

“Parauapebas é um município que necessita, há um fluxo muito grande de pessoas de diferentes lugares. E a satisfação do cliente é o principal ponto”, disse Iraíde. Profissionais do trade turístico e simpatizantes da área compuseram a turma de 19 alunos. “A turma é ótima. Como a maioria já trabalha em empreendimentos turísticos, eles acabaram trazendo um pouco da experiência e realidade deles e ficou uma aula muito boa e dinâmica”, disse a turismóloga.

De acordo com a representante da gerência de qualificação da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-PA), Edme Silva, após pesquisa realizada pela secretaria foi detectado que há um anseio muito grande na área de qualificação. “Então a secretaria resolveu investir pesado pra suprir essa necessidade e esse curso abrange todas as áreas. O turista quando é bem recebido, bem atendido, ele fideliza, faz propaganda e traz mais pessoas”, observou.

O coordenador de Turismo de Parauapebas, Marcos Alexandre, adiantou que em 2019 serão formadas seis novas turmas do curso. “O objetivo é preparar a mão de obra local para que possamos receber nossos visitantes de forma adequada e dentro dos padrões do Ministério do Turismo. Pra nós, é gratificante saber que são mais 19 profissionais que estão de mente aberta para essa nova matriz que está sendo constituída em Parauapebas”.

CERTIFICAÇÃO

Os alunos receberão o certificado nesta terça-feira, 4, às 19h30, no plenarinho da Câmara Municipal de Parauapebas, juntamente com os formandos dos demais cursos oferecidos pelo Detur em 2018: recepcionista em meios de hospedagem, condutores de trilhas e caminhadas, panificação, manipulação de alimentos, camareira.

Texto: Rayssa Pajeú
Fotos: Bruno Cecim e arquivo | Ascom