DETUR APOIA PASSEIO CICLÍSTICO NO DIA MUNDIAL SEM CARRO

publicado: 28/09/2017 13h45

Ao todo, 140 pessoas realizaram inscrição para participar do “Passeio ciclístico na cidade sem meu carro”, realizado no domingo, 24, pela União dos Ciclistas de Parauapebas (UCP), para marcar o Dia Mundial sem Carro, que transcorre em 22 de setembro.

A data é comemorada há 20 anos em várias partes do mundo. Em Parauapebas, o trajeto do passeio compreendeu entre o aeroporto de Carajás, incluindo a rodovia Raymundo Mascarenhas, até a Praça de Eventos, no bairro Cidade Nova, e contou também com a participação de corredores em um trecho do trajeto.

Para a realização do passeio, a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Departamento de Turismo (Detur), garantiu apoio logístico com transporte, divulgação e intermediou trâmites obrigatórios junto ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade) e Vale.

Para garantir segurança aos participantes e condições adequadas, foi oferecido apoio também das secretarias municipais de Saúde (Semsa), Produção Rural (Sempror) e de Meio Ambiente (Semma) e ainda do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), que acompanhou todo o passeio para evitar acidentes.

Para o coordenador do Detur, Marcos Alexandre Gonçalves, apoiar práticas saudáveis e que incentivem o desenvolvimento social, atraindo visitantes, é um compromisso fundamental para o departamento. “Nós entendemos que uma atividade tão valorizada no mundo inteiro merece nosso total apoio. Todos ganham com isso e atraímos visitantes para Parauapebas, pois encontram condições aqui condições favoráveis para o ciclismo, um sinônimo de qualidade de vida”, assinalou ele.

Rizzonete Mota, presidente da UCP, conta que atualmente existem mais de dois mil praticantes de ciclismo em Parauapebas e que tem crescido a cada dia o número de apoiadores e adeptos. “Nós ganhamos cada vez mais força. Ccada vez mais pessoas conhecem e não saem mais. Agradecemos o apoio indispensável que recebemos do Departamento de Turismo do município”, disse.

Texto: Jéssica Diniz
Fotos: Piedade Ferreira