DESFILE CÍVICO LEVANTA BANDEIRA DO RESPEITO ÀS DIFERENÇAS

publicado: 11/09/2018 15h18

Homenagem de Parauapebas aos 196 anos da Independência do Brasil foi cheia de apelos, cores e cadências

O desfile cívico, que em 2018 marcou as comemorações dos 196 anos da Independência do Brasil, foi realizado em Parauapebas, como de costume, na rua E, próximo à Praça de Eventos, na manhã da última sexta-feira, 7. Centenas de pessoas prestigiaram o evento, que com muito ritmo, cores e apelos, apresentou na avenida o tema “Brasilidades: Respeito às Diferenças em Nome da Paz”.

A celebração teve início com o hasteamento das bandeiras aos acordes dos hinos nacional, do Pará e de Parauapebas, executados com maestria pela Escola de Música Maestro Waldemar Henrique. Na sequência entrou em cena a banda municipal Carajazz Big Band, seguida das apresentações da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Guarda Municipal, pelotões das porta-bandeiras, Fanfarra Municipal e pelotões das escolas e entidades sociais.

Na ocasião, fez-se um minuto de silêncio em respeito e homenagem a Aflearly Xavier Carneiro, agente do DMTT falecido no início do mês.

PROJETOS APRESENTADOS

Alunos das escolas Fernando Pessoa e Domingos Cardoso desfilaram juntamente com a Guarda Municipal, simbolizando a parceria existente entre eles, pois a GMP se faz presente nas escolas por meio do projeto “Guarda Comunitária Escolar: Por uma Cultura de Paz nas Escolas”.

Com cartazes educativos com enfoque no combate ao trabalho infantil, alunos da escola João Prudêncio de Brito apresentaram o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) também levou para a avenida os vários projetos que a instituição desenvolve, como o “Educando pelo Esporte. Preparando para a Vida”, que beneficia muitos atletas do município. Abrilhantaram o evento as equipes do futsal, judô, futebol, capoeira, voleibol, karatê e balé.

Os idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Rio Verde deram um verdadeiro show de disposição e entusiasmo ao dançarem carimbó e apresentarem a capoterapia.

OPINIÕES

Luzenilde de Jesus dos Santos, professora da Escola Olga da Silva, levou o filho Arthur José para participar do desfile e considerou que a organização do evento obteve um ótimo resultado. “Muito bonito. Todos os pelotões representaram muito bem o tema tratado. Achei muito interessante mesmo”, avaliou Luzenilde.

Yasmin Gabriele, aluna da Escola Dorothy Stang, participou pela primeira vez da homenagem. A jovem ficou encantada com a forma com que o evento se desenrolou. “Eu nunca havia desfilado. Achei muito legal. É uma experiência que vou carregar para o resto da vida”, confessou Yasmin.

“O desfile foi lindo, um sucesso. A sociedade civil atendeu nosso chamado e demos a esse desfile um caráter verdadeiramente cívico. Com o tema trouxemos um pouco de reflexão sobre a construção de uma sociedade de paz”, declarou o secretário de Educação, Raimundo Neto, para quem a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed) responsável pela organização do evento deu um verdadeiro show de competência.

NAS COMUNIDADES

Durante a Semana da Pátria, muitas escolas municipais também realizaram o ato cívico em suas comunidades. Os pequeninos das escolas Vovó Ana e Leide Maria Torres, por exemplo, esbanjaram beleza e desenvoltura pelas ruas de seus bairros.

Texto: Messania Cardoso | Semed
Fotos: Messania Cardoso e Helder Messiahs