DESFILE CÍVICO-ESCOLAR ENCANTA VILA SANÇÃO

publicado: 26/09/2017 11h50

Chapéus, faixas, instrumentos musicais, cartazes e bandeiras. Esses foram alguns dos adornos utilizados na manhã da última sexta-feira, 22, pelos 250 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alegria do Saber, localizada na Vila Sanção, a 60 quilômetros da sede municipal.

Com o tema “Parauapebas Nossa Pátria, Nossa Gente”, a unidade escolar realizou um desfile cívico em alusão ao 7 de setembro e em comemoração aos 22 anos de emancipação política da pequena comunidade. Os moradores prestigiaram com muito orgulho os alunos que fizeram das principais vias da comunidade uma verdadeira passarela.

Ao som e exibição da Fanfarra Municipal Faruk Salmen, 14 pelotões formados por estudantes levaram às ruas da vila temas como meio ambiente, religião, cultura, extrativismo regional e agricultura, uma das principais atividades econômicas da região. Desfilou também o pelotão representado por alunos convidados da Escola Gonçalves Dias, destacando características da região, como as “terras de cerrados e densas florestas e minérios” que cercam e dão beleza à vila.

A pequena Wanny Marques, 7 anos, aluna do 1º ano da escola Alegria do Saber e integrante do pelotão “produções regionais”, carregava em uma cesta pequenos pedaços de mamão, melancia, jiló, banana e outras frutas. Questionada sobre a importância desse tipo de alimento, ela respondeu com muita sabedoria. “Eu como essas frutinhas para ficar forte, inteligente e tirar boas notas. É uma delícia e tem muita vitamina”.

E quando se trata da preservação do meio ambiente, a estudante do 9º ano Jéssica Gonçalves, 15 anos, se mostra preocupada. No evento, ela chamou a atenção dos moradores para um problema também vivenciado pela vila: as queimadas. “Estamos aproveitando o momento para sensibilizar a população sobre os riscos das queimadas, consequências à saúde e os impactos negativos ao meio ambiente. Vamos dar uma basta”.

Para a diretora da unidade escolar, Misterdânya Gomes, o desfile além de ter sido um sucesso levou várias mensagens à comunidade. “Estamos comemorando mais um ano de história da nossa vila e celebrando também a independência brasileira. Na educação, a gente acredita que resgatar o espírito cívico e o passado histórico é um caminho para um mundo melhor”, declarou.

Prestigiaram a programação o secretário municipal de Educação, Raimundo Oliveira Neto; o diretor do setor da Educação no Campo, Francisco Serrano; e o presidente da Associação dos Moradores da Vila Sanção, pastor Nelson.

Texto: Rebeca Rosa | Semed
Foto: Piedade Ferreira