Demandas da comunidade indígena são atendidas pelo governo de Parauapebas

publicado: 16/04/2019 17h10

O prefeito Darci Lermen recebeu em seu gabinete, na tarde desta segunda-feira (15), representantes da comunidade indígena das aldeias Ô-odjá, Djudjêkô e Cateté. Foram compartilhados, durante a reunião, os encaminhamentos de demandas solicitadas pelos índios.

Dentre os principais encaminhamentos estão: manutenção de estradas de acesso às aldeias, no início de maio; contratação de indígenas para trabalhar na limpeza pública de cada aldeia; instalação de internet em todas as aldeias, entre os dias 20 de junho e 10 de julho; contratação de técnicos de enfermagem para dar suporte na unidade de atendimento de saúde, localizada na chácara, em Carajás.

“Queremos que a comunidade indígena tenha atendimento semelhante ao do morador da zona urbana”, destacou o prefeito. Parte das demandas solicitadas pelos índios será atendida por meio de um convênio a ser firmado entre a Prefeitura e as respectivas associações indígenas. Esse convênio deve ser assinado até o dia 20 de maio.

Para Bep-Ko Xikrin, presidente da Associação Porekrô Cateté, é muito importante esse apoio da prefeitura de Parauapebas, “temos muitas demandas, em fevereiro nos reunimos com o governo municipal e apresentamos nossas pautas. Hoje, recebemos o retorno de algumas que já foram encaminhadas. Aguardamos agora o convênio”, destacou.

Representantes das seguintes secretarias municipais de governo participaram da reunião e se responsabilizaram por atender as demandas dos índios relacionadas às suas respectivas áreas de atuação: Gabinete; Educação; Saúde; Assistência Social; Planejamento; Obras; Administração; Produção Rural; Urbanismo; Abastecimento de Água.

Texto: Karine Gomes

Fotos: Bruno Cecim