Defesa Civil passa por treinamento do Corpo de Bombeiros

publicado: 26/02/2016 17h32

Com a finalidade de preparar servidores para atuarem em situações de emergência em casos de enchentes, a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec) recebeu, na manhã desta sexta-feira (26), orientações do Corpo de Bombeiros Militar. O treinamento foi realizado no lago do bairro Nova Carajás e foi feito de forma teórica e prática.

O sargento Pereira, um dos responsáveis pelo treinamento, explicou que o objetivo do curso foi nortear sobre a forma de trabalhar e conduzir barcos em casos de emergência, considerando o período chuvoso. “Se os servidores tiverem conhecimento, a probabilidade de acidentes é bem menor”, disse o sargento, observando ainda a importância da parceria entre Bombeiros e governo municipal, através das secretarias, pois, segundo ele, um precisa do outro e a comunidade precisa dos dois trabalhando em conjunto.

Miguel Galdino, servidor da Comdec, afirma que o treinamento prático é novidade e de grande importância. “É preciso saber como atuar. A gente não sabe que horas emergências vão acontecer”, declarou ele.

De acordo com o coordenador adjunto da Comdec, Rafael Cardoso, “salvar vidas é a preocupação do Governo Municipal e da Secretaria de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) e após o treinamento a equipe estará melhor preparada para qualquer situação”.

Os servidores aprenderam sobre regulagem e segurança do motor, o tipo de combustível, aceleração, além de outras informações técnicas. Já no segundo estágio, os alunos adentraram o lago, puderam colocar o motor da embarcação para funcionar, verificar a segurança, e ter noção de como é a atuação da equipe em caso de resgate.

Joice Lima
Semsi