A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Parauapebas (Compdec) faz parte agora do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), reconhecido nacionalmente e por meio do qual são compartilhadas informações a respeito dos atendimentos realizados no município. O objetivo é qualificar e dar transparência às ações desenvolvidas nas áreas de risco.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Valvir Fernandes, o processo é totalmente informatizado e permite que sejam feitas solicitações para a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), por meio de formulários online. “Se algum dia precisarmos de apoio federal ou estadual, estas informações chegam mais rápido aos órgãos, possibilitando suporte e recursos aos afetados”, explicou.
O S2ID precisa ser alimentado diariamente com todo atendimento feito pela Defesa Civil. No sistema, ficam resguardadas todas as informações relevantes a respeito de desastres, ajudando a aprimorar o trabalho preventivo e melhorando o atendimento às famílias que residem em áreas de risco.
O sistema conta também com o Módulo Plancon – Planos de Contingência Municipais, uma ferramenta informatizada para a elaboração dos planos de contingência dos municípios.
Texto: Sara Nascimento | Semsi
Fotos:
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP
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