Defesa Civil inicia capacitação a órgãos de segurança

publicado: 12/05/2016 13h54

Com a intenção de capacitar o município sobre desastres hidrológicos, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), em parceria com a Prefeitura de Parauapebas, deu início nesta quarta-feira (11), ao treinamento para órgãos de segurança.

O evento ocorreu no Auditório II do Centro Administrativo, na Prefeitura de Parauapebas e contou com a presença de representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente, Saúde e Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal, além de órgãos de segurança de Canaã dos Carajás.

“Queremos fortalecer ainda mais as ações da Comdec e outras redes de apoio como secretarias, órgãos públicos ou não. A intenção é que cada órgão saiba como se comportar em casos de desastres e que seja feito um planejamento prévio da ação, além de um plano de prevenção”, explica a major do Corpo de Bombeiros Militar e chefe da divisão de apoio comunitário da Cedec, Ciléa Silva Mesquita, que também ministra o curso.

De acordo com informações da Comdec, o município conta com 14 áreas de risco monitoradas constantemente pela coordenadoria que está ligada à Semsi. “Estávamos precisando deste momento e vamos aproveitar para extrair todo o conhecimento necessário para aprimorarmos ainda mais o atendimento em nossa cidade”, disse o coordenador da Comdec, Zoênio Silva.

O chefe adjunto de gabinete Marcelo Pontes, que prestigiou o evento, lembrou que a gestão municipal tem investido constantemente em capacitação dos servidores. “O prefeito Valmir Mariano tem incentivado diversos cursos aos servidores públicos. Essa iniciativa é muito boa, pois nosso município sofre com as questões de alagamento, enxurrada e desmoronamento, no período chuvoso”, relata.

A capacitação acontecerá até o dia 13 de maio, com parte teórica e prática, com visita a área de risco e elaboração de Plano de Contingência baseado na realidade da comunidade visitada e plano macro.

Sara Nascimento
Assessoria de Comunicação | PMP

Foto: Antônio Soares