DE OLHO NA PROVA BRASIL, ESCOLA CHICO MENDES INICIA MARATONA DE AULAS

publicado: 04/09/2017 16h13

A maratona de estudos para os alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes já começou. Eles participaram neste sábado, 9, do 1º aulão preparatório visando à Prova Brasil. A avaliação nacional é realizada anualmente para constatar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro.

O aulão foi realizado de forma lúdica e interativa no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup) e reuniu cerca de 70 alunos, proporcionando atividades diversificadas, desta vez, na área de língua portuguesa. A ideia é melhorar a preparação dos estudantes para a Prova Brasil e estimular a participação no exame.

Com o tema “As diferentes maneiras de interpretação de texto”, os estudantes demonstraram bastante interesse no assunto. Tiraram dúvidas, realizaram simulados e foram orientados e motivados pelos professores Marcelo Castro e Aline Dutra. E já que o assunto era interpretação textual, eles destacaram a importância leitura nos processos de avaliação.

Segundo Marcelo Castro, o hábito pela leitura é um processo constante, que deve iniciar cedo, em casa, com os pais e continuar na escola e pela a vida afora. “É preciso despertar nos estudantes o hábito de ler. A leitura é, acima de tudo, um ato de comunicação. Quando o aluno se torna leitor, ele se destaca em todas as disciplinas, pois ele consegue interpretar com facilidade”, ensinou o educador.

De acordo com a diretora da escola, Aurilene Vieira Silva, o objetivo da atividade é garantir as aprendizagens dos alunos. “O aulão irá promover um momento de aprendizado e interação entre as turmas, reforçando o conteúdo trabalhado em sala de aula e proporcionando uma troca de experiências entre alunos e professores”, explicou.

Durante dois meses, todos os sábados, os professores de língua portuguesa e matemática estarão à disposição dos alunos, trabalhando todo o conteúdo exigido pela Prova Brasil, com foco na escrita, leitura, interpretação de texto e resolução de problemas. E tem aluno satisfeito com a iniciativa da escola.

“Achei ótima a ideia da escola em oferecer aulas extras. Nós precisamos dessa preparação e atenção para alcançarmos resultados positivos. A partir de hoje, os meus sábados serão aqui no Ceup, pois quero tirar uma excelente nota nessa prova”, disse Lucas Fernandes, 14 anos.

O resultado do desempenho dos alunos na Prova Brasil é um dos elementos que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado por escola. A partir do resultado será possível realizar um diagnóstico e criar indicadores da aprendizagem e qualidade do ensino ofertado em Parauapebas.

 

Texto e fotos: Rebeca Rosa | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

{gallery}AULAOPROVABRASIL{/gallery}