DANÇA ENCANTA PARAUAPEBENSES NO NOVO CENTRO CULTURAL

publicado: 28/08/2018 17h21

Programação continua com abertura de inscrições para oficinas de  balé, teatro, percussão popular e danças regionais

Todo o resultado de uma semana de aprendizado sobre balé e dança contemporânea foi apresentado ao público na noite de quinta-feira, 23, no encerramento da 4ª Semana de Dança – edição balé, realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), no Centro Cultural de Parauapebas.

Os 40 participantes das oficinas mostraram todo o talento quando subiram ao palco. Foram 20 belas apresentações com ritmos e temas variados, do balé à dança regional, como o carimbó. Também foram escolhidos os participantes que mais se destacaram durante as aulas. Na categoria revelação quem recebeu o certificado foi o jovem Diorlan Santana; no talento masculino, Carlos Alberto, e, no talento feminino, Lizandra Araújo; como mascote, foi escolhida Daviny Kaiane. Já na categoria “surpresa” a professora Michela Torres.

A apresentação de balé abriu e encerrou o evento com apresentações que encantaram o público. “Nossa, como é bonito ver essas crianças e jovens dançando dessa forma e buscando mais aprendizado. A cidade precisa de mais eventos como este para incentivar a cultura”, sugeriu a auxiliar administrativa Keila Santos.

Quem participou das oficinas com a bailarina internacional Mariana Moraes aprovou o conteúdo, como é o caso de Diorlan Santana que dança há sete anos e foi escolhido como o aluno revelação. “Foi muito bom aprimorar meus conhecimentos com uma profissional de fora que trouxe coisas novas, como as técnicas de balé e contemporânea. A oportunidade como a Semana de Dança deveria acontecer com frequência. Foi essencial para descobrir novos talentos e formar dançarinos e pessoas de bem. Sonho em ser um grande coreógrafo”, planeja o participante.

O coordenador de Eventos da Secretaria de Cultura, Jadson Vasconcelos, avaliou o evento como um sucesso, pois atingiu o objetivo de incentivar as manifestações artísticas locais. “Reunimos diferentes ritmos, e com a Semana da Dança descobrimos e incentivamos os talentos artísticos de nossa cidade. Também demos o pontapé para as programações do Centro Cultural, que a partir de agora terá uma agenda regularmente”, destacou o coordenador.

NOVAS OFICINAS

Desde a sexta-feira, 24, estão abertas as inscrições para as oficinas de  balé, teatro, percussão popular e danças regionais que irão ocorrer no Centro Cultural de Parauapebas. Os interessados podem se inscrever diretamente no centro, no bairro Alvorá, no horário das 8h às 12h e 14h às 18h.

 

Texto: Liliane Diniz
Fotos: Piedade Ferreira
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

{gallery}/Fotos2018/SECULT2/SEMANADANCA{/gallery}