Curso sobre direitos e deveres dos servidores é ministrado para gestores de saúde

publicado: 21/09/2021 12h14

Gestores tiraram dúvidas de questões como: de que forma fazer uma advertência verbal ou escrita ao servidor? Como fazer o Processo Administrativo Disciplinar (PAD)?

Uma das principais atribuições da Coordenadoria de Treinamento e Recursos Humanos (CTRH) da prefeitura é promover a capacitação dos servidores municipais, com esse objetivo foi ministrado um curso sobre direitos e deveres dos servidores públicos, a pedido da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na quarta-feira, 15.

O curso contou com a participação de 46 gestores de saúde que atuam no Hospital Geral de Parauapebas (HGP), Pronto Socorro Municipal, Vigilância em Saúde e Atenção Básica. A demanda surgiu a partir de um trabalho voltado aos gestores da Semsa desenvolvido pelo departamento de Educação na Saúde – Saúde do Trabalhador e Humaniza SUS, pontuou Terezinha Guimarães, diretora do setor.

“Há um desconhecimento dessas informações que são fundamentais para você exercer o papel de gestão, tais como: de que forma instituir um PAD? Como iniciar um processo ou um relatório sobre o servidor? Como fazer uma advertência verbal ou escrita? São detalhes importantes para exercemos o papel de gestão e fazer funcionar o setor público”, destacou Agenilma Gomes, coordenadora do departamento.

“O curso relembrou muitas questões importantes relacionadas à legislação, que norteiam a nossa conduta no serviço público. A gente estuda muito isso quando passa no concurso, mas depois de um tempo cai no esquecimento, e o curso trouxe à memória nossos direitos e deveres. Como servidores, temos que nos empenhar em fazer o melhor para a população”, disse a participante do curso Bertha Moraes, que é assistente social e coordenadora do serviço de assistente social do HGP e Pronto Socorro.

Parceria

A CTRH firmou parceria com a Procuradoria Geral do Município (PGM), que disponibilizou os seguintes servidores para ministrar o curso: Thiago Pinho, procurador, e Arcthur Cueto, assessor jurídico de procurador. Durante a explanação, eles esclareceram questões disciplinares, de regramento e de conduta do servidor, tendo como base principal do Estatuto do Servidor.

Elveni Dalferth, titular da CTRH, reforçou que a coordenadoria está à disposição de todas as secretarias de governo para demandas de capacitação e qualificação dos servidores. O secretário adjunto de saúde, Paulo Vilarinho, que também participou da capacitação, agradeceu o apoio da CTRH na promoção do curso. Francisca Braga, coordenadora de treinamentos da CTRH, conduziu a organização do curso, que foi realizado no auditório da Secretaria de Meio Ambiente (Semma).

Texto: Karine Gomes

Fotos: Elienai Araújo

Assessoria de Comunicação/PMP

{lightgallery type=local path=images/Ano_2021/SETEMBRO/CTRH Name=Demo5 previewWidth=150 itemSpace=3px}{/lightgallery}