Curso de camareira forma profissionais para atuação na rede hoteleira

publicado: 06/12/2021 14h30

Em mais uma capacitação na área de atendimento, 20 pessoas participaram do curso de camareira. A qualificação profissional no ramo de hotelaria trouxe conhecimento sobre a área técnica de atuação do atendimento com foco na ambientação profissional de governança e meios de hospedagem.  O curso com aulas teórica e prática teve carga horária de 40 horas.

De acordo com a ministrante do curso, Bruna Paiva do Senar, o objetivo é capacitar o público que já tá trabalhando no setor para se atualizar, e também quem não está para se profissionalizar e adentrar no mercado de trabalho.

“É um curso com padrão internacional que tem orientações não só do dia a dia da camareira, mas orientações também voltadas para o atendimento ao cliente, atendimento do hóspede, orientações especiais com uma padronização pra atender tanto o pequeno, o médio e o grande empreendimento”, explicou a professora.

Entre as participantes está Cila Lima. Atualmente ela trabalha em outro segmento, mas com o curso de camareira pretende correr atrás de uma oportunidade na área.  “Sempre tive vontade de fazer esse curso. Eu aproveitei a oportunidade pra fazer e estou gostando muito. É uma capacitação boa que a prefeitura está dando. Quando surgir uma oportunidade eu vou aproveitar, pois é uma área muito boa para trabalhar”, declarou a participante.

Quem também aproveitou a qualificação foi Simone Mendes. “O curso está sendo excelente. A gente já está no ramo de hospedaria e agora que estamos ampliando, precisamos capacitar nossos funcionários.  Está sendo uma experiência maravilhosa pra todos nós”, comentou a proprietária de um balneário da cidade.

O curso ocorreu no Hotel Mardan e é uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo municipal e estadual.

“Estamos aqui há cinco anos e fazemos essa parceria com o pessoal da prefeitura. Porque a gente vê que a qualificação é que leva à excelência no atendimento. Então, nessa parceria a gente capacita nossos funcionários aqui no próprio hotel, além de garantir que outras pessoas possam fazer também”, disse o gerente do Hotel Mardan, André Mourão.

Para complementar a capacitação, as alunas participaram de um workshop de quatro horas sobre noções básicas de inglês.

Texto: Liliane Diniz

Fotos: Piedade Ferreira e Rayssa Pajeú